Olá Hiury e demais,

Hiury me perguntou se, caso o artigo nao fosse aceito, nao seriam
quatro os brasileiros com equivalências para o Axioma da Escolha...
Bem, estou tentando contar só as que "valeram três pontos" ! 8-) (É
uma pena a gente se ver dominado por esse viés produtivista, eu sei...)

Nao sei se existem outras equivalências nao-publicadas, mesmo porque,
se nao publicadas, nao dá pra saber mesmo - por definicao !

A do Farah mesmo, parece que nao foi, "originalmente", publicada em
revista internacional... Aproveitando que estou com Ofelia Alas por
aqui, num congresso do México, confirmei a história com ela. Edison
Farah, muitas vezes, nao publicava os seus resultados. A equivalência
dele (que é uma distributividade da uniao com relacao à interseccao)
consta em seu concurso para cátedra, dos anos 50, e depois foi
incluída na célebre obra de Rubin e Rubin de equivalências do Axioma
da Escolha (e, segundo Ofelia, foi ela mesmo quem mandou pra eles).

Eu e Joao Paulo já tinhamos mais ou menos contado essa história numa
carta, para a Revista Matemática Universitária (número 44, se nao me
engano).

Até mais,

[]s  Samuel

PS: Carlos Gonzalez me avisou que existe um argentino com
equivalências do Axioma da Escolha (Gregorio Klimovsky). Como disse a
ele, como a Argentina tem mais prêmios Nobel que o Brasil, eles podem ficar
tranquilos ! 8-)... Vou tentar descobrir se algum mexicano tem
equivalências        para o axioma da escolha... O Axioma da Escolha
na América Latina ! Que legal.