Oi Lista,

há alguns meses atrás, quando um dos principais assuntos em discussão
aqui na lista eram os critérios usados para medir produtividade
acadêmica, eu esbarrei com um artigo que eu achei especialmente
interessante... uma das coisas que ele mostrava era que os melhores
grupos de pesquisa costumavam ter pessoas com vários tipos de
"personalidades" diferentes: algumas publicavam à beça, e portanto
ganhavam muitos pontos nos scores bibliométricos (e elas tinham uma
boa noção de "minimal publishable unit"), mas outras pessoas, que eram
igualmente importantes nos grupos, estavam tão envolvidas com a
pesquisa em si que acabavam gerando muitos resultados mas
apresentando-os só em seminários, e essas pessoas publicavam
relativamente pouco, porque deixavam pra publicar só artigos
importantes e densos que não pudessem ser escritos por outros... e
essas pessoas evidentemente ganhavam poucos pontos bibliométricos
segundo a maior parte dos critérios, já que elas não tentavam otimizar
a sua pontuação...

Não estou conseguindo encontrar esse artigo - não me lembro de nenhuma
palavra-chave dele, e talvez ele nem tenha sido mencionado diretamente
na lista, e eu tenha chegado até ele através de links em alguma página
que foi mencionada... Alguém por acaso lembra dele?

  Obrigado,
    Eduardo Ochs
    eduardoo...@gmail.com
    http://angg.twu.net/