Oi Rodrigo,

Sim, o argumento original de Tarski pelo que sei era em cima desse k.k = k mesmo, já tinha ouvido falar disso... As sutilezas aí, têm aos montes !

Por exemplo, sei que se vc enuncia de uma determinada maneira o Lowenhein-Skolem, "só ele sozinho" já fica equivalente ao Axioma da Escolha.

(Achei aqui uma referência para isso, é o verbete de Bell na enciclopédia de Stanford:

http://plato.stanford.edu/entries/axiom-choice/#AxiChoLog

Tem uma lista de equivalências aí.

No caso, seria o Downward Lowenhein-Skolem que seria equivalente, pelo visto...)

Assim, quando se juntam "coisas para formar uma equivalência com o Axioma da Escolha", fica mais interessante juntar coisas que são sabidamente mais fracas, como BPI e LT, BPI mais algo muito próximo do Lowenhein-Skolem eu já começo a não perceber onde entrou "o a mais"...

Até,

[]s  Samuel

Citando Rodrigo Freire <freires...@gmail.com>:

Olá Samuel

Interessante seu comentário.
A "parte a mais" no enunciado pode ser identificada com a informação de
cardinalidade adicional. Com esse enuciado você prova que para qualquer
cardinal infinito k, k.k = k e isso é equivalente ao axioma da escolha
(Tarski).

Abraço
Rodrigo