Walter: Da sua lista de fenomenos intrigantes, a minha preferida eh
Fusao-a-Frio. Eis minhas razoes:
1) Eh democratica no experimento: Tudo que voce precisa para tentar repetir o
experimento ja esta ai no seu laboratorio de fisica, so falta um pouco de
Paladio.
2) Eh democratica na teoria: Nada que envolva operadores de criacao-aniquilacao
no vacuo quantico, ou outras complicacoes. Basta um curso de graduacao de
fisica nuclear e um pouco de fisico-quimica para entender direitinho por que a
coisa toda NAO deveria funcionar.
3) O fator Phenix: Em 1920 F.Paneth a K.Peters contaram-o-conto da fusao a frio
pela primeira vez. Desde entao (la se vai quase um seculo) este conto morre e
renasce das proprias cinzas.
4) O apelo economico: Se funcionasse, este mecanismo nao seria uma mera
curiosidade, mas teria o potencial de resolver o problema de energia do nosso
planetinha.
5) O fator conspiracao: Muito mais emocionante do que entender a fisica de
porque fusao a frio nao funciona, eh por o tico e o teco para conversar
inventando teorias conspiratorias de como os agentes do mal estao sabotando
esta e outras ideias salvadoras da humanidade.
6) O fator financeiro: Quando eu estava fazendo meu Ph.D. em Cornell em 1989,
M.Fleischmann e S.Pons recontaram  sua versao do conto da fusao a frio.
Tinhamos um grupo no depto. de Pesquisa Operacional interessados em financas.
Todos achavamos que estavamos diante de uma bolha de curta duracao no mercado
de Platina e Paladio. A questao era: como perceber o fim da bolha, de modo a
surfar o onda da bolha ate o (pen)ultimo minuto, sair, e deixar a bomba na mao
do mercado... Foi muito divertido, com um monte de modelos de series temporais,
comportamento caotico, etc. Infelizmente, eramos todos TAs duros, sem nada para
investir, caso contrario eu estaria rico :-)
---Julio (Stern)
PS: Depois da edicao de 1989 da fusao a frio, varios orgaos reguladores dos
mercados de commodities lancaram acoes fiscalizadoras para ver se a coisa toda
nao tinha sido feita apenas para manipular o mercado. A conclusao: Nao - o
buraco era mais embaixo.