> A expressao logica intensional e realemente muita ambigua
> devido a confusao entre extensionalidade e verifuncionalidade

De fato, infelizmente a maior parte dos autores que discorrem sobre
"intensionalidade" na literatura parecem não fazer qualquer ideia
clara de qual seria o significado desta expressão *em lógica*...

> Tem muitas logicas que nao sao verifuncionais e que sao extensionais
> em particular logicas modais com S5, etc

Vale acrescentar que também há ---contrariamente ao que pensava Roman
Suszko, com seu "axioma fregeano" que teria sido "abolido pelas
lógicas multi-valoradas"--- lógicas que _são ao mesmo tempo_
verofuncionais e extensionais (isto é, que respeitam o teorema do
"replacement", como as lógicas modais usuais).  Suszko parecia pensar
que isto seria impossível.  Há alguns poucos anos eu também pensava
isso.  Para quem tiver interesse no assunto, um exemplo deste fenômeno
(a saber, da combinação da verofuncionalidade com a extensionalidade),
contudo, bem como uma versão corrigida da asserção de Suszko, podem
ser encontrados na 5a página do seguinte artigo "survey":

Many-valuedness meets bivalence: using logical values in an effective
way. Journal of Multiple-Valued Logic and Soft Computing, in print.

> para mim "logica modal" e uma expressao ambigua

Não me parece nem um pouco difícil concordar que boa parte das
expressões com as quais trabalhamos cotidianamente são ambíguas...
Mas prefiro ver isto como um desafio: poderemos desambiguá-las e
produzir algo *de interesse lógico* a partir daí?

> porque chamar entao essas logicas de logicas intensionais?
> E uma traducao meio absurda que continua ate hoje

De acordo.  Por outro lado, usar o nome "auto-extensionalidade" para
designar o que outros entendem por "intensionalidade", como faz o
Wójcicki, só piora a situação!

A propósito, não sei se todos terão visto que o último Studia Logica,
lançado este mês, foi merecidamente dedicado ao trabalho do Wójcicki:
  http://www.springerlink.com/content/0039-3215/99/1-3/
Há um artigo interessante do Indrzejczak dedicado _exatamente_ ao tema
discutido nestas últimas mensagens.  Atenção em especial para o
teorema sobre auto-extensionalidade e "semânticas referenciais", na
seção 6.

Joao Marcos

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/