Hoje a BBC se lembrou de dizer algo a respeito:

Artificial intelligence community mourns John McCarthy
http://www.bbc.co.uk/news/technology-15444222

O site de McCarthy ainda está no ar, com muito material interessante:
http://www-formal.stanford.edu/jmc/

O homem tinha opiniões interessantes sobre a maior parte das coisas
sobre as quais discutimos nesta lista.  Só para citar dois exemplos:
(1) parece que foi no paper "Towards a Mathematical Science of
Computation" que o termo "sintaxe abstrata" foi introduzido, em
computação; (2) em um volume especial do Studia Logica sobre
"combinações de lógicas" McCarthy publicou um paper provocativo
chamado "Modality Si! Modal Logic, No!" contra o uso de lógica modal
em IA, na formalização de sistemas multi-agentes.

Concorde você com McCarthy ou não, seu óbito representa sem dúvida uma
perda para a comunidade científica mundial.
JM