Rodrigo, concordo com você em ambos os pontos.

É duro de engolir a expressão `computacionalmente saturado', mas,
infelizmente, não tenho argumentos melhores do que aqueles apresentados
pelo Soare e outros. Então, quando tenho em vista a versão informal, uso
`efetivamente saturado' mas, quando está em questão uma versão formal
qualquer, uso, a contragosto, `computacionalmente saturado'.

Quanto à notação em lógica, realmente a situação é problemática; sobretudo
em teoria dos modelos e teoria da computabilidade. Em particular, o exemplo
que você apontou sobre a substituição de termos é emblemático. Algum tempo
atrás, li alguns artigos de pesquisadores renomados em teoria dos modelos
sobre quantificadores ramificados e fiquei incomodado com o descuido - e
justo nesse tema no qual qualquer deslize compromete muito a compreensão
dos resultados.

Talvez fosse o caso de abrir uma linha de discussão sobre a notação em
lógica aqui na lista. Quem sabe a coisa avança e no próximo EBL tenhamos
uma espécie de `Convensão Notacional da SBL', construída via debate. Se
essa iniciativa for endossada pelos membros mais experientes da lista, ela
ganhará força.

A unidade, assim como a discórdia, em ciência é um fator positivo. Também
acredito que passaria uma boa imagem para os lógicos de `outros mares'
saber que no Brasil há algo do tipo `Convensão Notacional da SBL'.

Abraços,

Anderson

Em 11 de novembro de 2011 09:31, Rodrigo Freire <freires...@gmail.com>escreveu:

> [...]
> encontrarmos a notação A(a_1,...,a_n) para expressar a substituição
> simultanea de variáveis x_1,..., x_n por a_1,...,a_n na fórmula A. É comum
> também encontrar outras notações para a mesma coisa que explicitam as
> variáveis x_1,..,x_n. Como há outras operações que podem ser realizadas nas
> fórmulas, as vezes a notação não deixa claro qual é a ordem das operações.
> Já vi uma situação em que isso foi confuso: fazer substituição e
> ralativização. Faz diferença a ordem em que essas operações são efetuadas e
> em alguns contextos a ordem correta pode não ficar clara pela notação.

>>> Rodrigo