Prezados.

Participo desta lista, se não me engano, desde 2006, ou seja, faz, pelo
menos, 5 anos, e certamente muitas informações úteis a mim foram
apresentadas e discutidas aqui, ou seja, ela se constitui em um instrumento
indispensável a quem quer se manter atualizado na área.

Apesar disso, estou prestes a sair dela e gostaria de me manifestar
explicando o porquê.

Penso que algumas pessoas não se dão conta de que esta é uma lista pública
(atualmente com quase 400 membros, além de ser aberta à consulta pela
internet) e se comportam como se estivessem em privativo.

Nada contra, se justamente a lista não fosse pública e se não recebêssemos
todas essas mensagens em nossas caixas de e-mail diariamente (mas, parece
haver pessoas que, mesmo sabendo disso, pouco, ou quase nada, se importam
com os outros).

É horrível, mas cheguei a conclusão de que a existência um moderador é
necessária a listas de discussões como esta, pois, neste caso, as pessoas
viriam a se inteirar das netquetas (por exemplo, aquelas citadas na página
inicial da lista

com o endereço

http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html

mas que também poderia ser

http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta)

Em termos da nossa comunidade, não teria nada contra a existência de uma
lista como esta (onde as pessoas podem expressar o que bem entendem e da
forma com que bem entendem), se também houvesse outra lista que contivesse
apenas informações (de eventos, artigos, livros, etc.) ou, simplesmente, na
qual a netqueta ou, o que dá no mesmo, os membros, fossem respeitados.

Abraços,
Ricardo.
--
Dr. Ricardo Pereira Tassinari