Salve, Valeria:

Respondo abaixo à sua mensagem.

> por favor, quais sao os 7 em "de um total de 7 opções na área de "lógica
>  computacional"?

Para a área de CC, em ordem decrescente de "ImpactFactor", estão na classe "A":

Artificial Intelligence [Elsevier]
Fuzzy Sets and Systems [Elsevier]
Theoretical Computer Science [Elsevier]
Journal of Artificial Intelligence Research [Morgan Kaufmann]
Autonomous Agents and Multi-Agent Systems [Springer]
Information and Computation [Elsevier]
Journal of Algorithms in Cognition, Informatics and Logic (Journal of
Algorithms) [Elsevier]

(Parece bastante óbvio que a classificação foi feita pelo pessoal de
IA, com pouco ou nenhum interesse em Lógica.)

A propósito, a quem interessar possa, na classe "B" da área de CC há 20 opções:

International Journal of Approximate Reasoning [Elsevier]
Journal of Automated Reasoning [Springer]
Journal of Functional Programming [Cambridge]
Theory and Practice of Logic Programming [Cambridge]
Formal Aspects of Computing [Springer]
Journal of Logic and Algebraic Programming [Elsevier]
Journal of Logic and Computation [Oxford]
Bulletin of Symbolic Logic [ASL]
Annals of Pure and Applied Logic (Annals of Mathematical Logic) [Elsevier]
Fundamenta Informaticae [IOS]
Journal of Intelligent Information Systems [Springer]
Journal of Logic, Language and Information [Springer]
Synthese [Springer]
Journal of Philosophical Logic [Springer]
Journal of Multiple-Valued Logic and Soft Computing [Old City]
Logic Journal of the IGPL [Oxford]
Journal of Applied Logic [Elsevier]
Electronic Notes in Theoretical Computer Science [Elsevier]
Studia Logica [Springer]
Journal of Applied Non-Classical Logics (Journal of Non-Classical
Logic) [Hermès-Lavoisier]

Se o seu periódico preferido não aparece entre os 27 acima, então ele
está Sem Classificação.  (Aparentemente não houve modificações nesta
lista de Agosto de 2010 para cá.)

Vale notar que o Studia Logica, por exemplo, é classificado como A2
pela Filosofia e B2 pela Matemática, mas como B4 pela Computação (o
que não deixa de ser um tiquinho menos patético, de todo modo, do que
o Journal of Symbolic Logic, também A2 pela Filosofia e Sem
Classificação pela Matemática ou pela Computação).

?Alguém sabe dizer como se faz para tentar corrigir aberrações como esta?

> quando eu fiz a pesquisa "logic" no diretorio de open access journals
> nao encontrei o Bulletin, so encontrei 19 revistas e nenhuma que
> parecesse muito boa.

Na lista ampla de 134 periódicos citada há 18 com acesso on-line aberto:

Bulletin of Symbolic Logic      [ASL]
Logical Methods in Computer Science     [LMCS]
Informal Logic: Reasoning and argumentation in theory and
practice        [Open Journal Systems]
Abstracta: Linguagem, Mente & Ação      {Niterói, Brazil}
Australasian Journal of Logic   {Melbourne, Australia}
Disputatio: International Journal of Philosophy {Lisboa, Portugal}
Electronic Proceedings in Theoretical Computer Science  [EPTCS]
International Journal of Logic and Computation  [Computer Science
Journals] {Malaysia}
Philosophers' Imprint
Phinews: The newsletter for philosophical logic and its applications
Portugaliae Mathematica {Portugal}
Praxis Filosófica       {Colombia}
Principia: An international journal of epistemology     [UFSC]
Publications de l'Institut Mathématique {Beograd}
Sorites: Digital Journal of Analytical Philosophy       {Madrid, Spain}

(Entendo que os 2 primeiros certamente se salvam como *bons
periódicos*.  O Bulletin não é "oficialmente" disponível online, mas
*na prática* é, pois os papers estão lá.)

> Tambem "descobri" que o Brasil 'e o segundo pais do mundo (depois dos
> EUA) em numero de revistas de acesso aberto,
> http://www.doaj.org/doaj?func=byCountry&uiLanguage=en.
>
> mas eu so conheco a Manuscrito e os CLE-Preprints. deve ter muito mais
> lugares serios que eu devia saber sobre.

Manuscrito: A2 para a Filosofia.
CLE e-Prints: B2 para a Filosofia

(Como eu disse, a situação hoje já é certamente *bastante confortável*
para quem é "da Filosofia".)

Como todos sabem, não há publicações sérias _no Brasil_ na área de
Computação como um todo.  Em Filosofia a história é bem outra: antes
de fazermos um bom barulho aqui na lista, há alguns anos, não havia
sequer periódicos _internacionais_ classificados como "A"!

> na area de Logica pra Computacao temos Information & Computation,
> MathStruCS, JLog Comp,
> Log Methods in CS, Fundamenta Math, Fund Informaticae na lista da
> CAPES bem situadas?

Information & Computation  -  CC:A2
MathStruCS  -  Sem Classificação
JLog Comp  -  Fil:A2 ; CC:B1 ; Mat:B1 ; E-IV:B2
Log Methods in CS  -  Sem Classificação
Fundamenta Math  -  Mat:B1
Fund Informaticae  -  Sem Classificação

Como dá para ver, sob alguns aspectos a coisa está mesmo feia.  E não
vai melhorar se permanecermos de braços cruzados.
Joao Marcos

>>> Phone: (+55) (19) 3521-6517