Olá, Rodrigo:

> Me parece que o problema (impasse?) está em confundir duas tarefas: (i)
> fazer uma proposta para o Qualis em si e (ii) combater o uso derivado do
> Qualis na avaliação direta de pesquisadores e projetos individuais.

Concordo inteiramente com a distinção --- e acho até que ninguém tem
feito mais que eu (com o meu suposto "preciosismo" baseado em "excesso
de oposição") por chamar a atenção aqui neste fórum para a importância
da tarefa (ii).

Felizmente, ambos os modelos que temos agora em jogo estão voltados
tão-somente para a execução da tarefa (i), que é o que podemos de fato
atacar com o tempo exíguo que temos à nossa disposição.

Abraços,
Joao Marcos

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/