Em 1990 Newton e eu mostramos que, usando-se simples extensões de PA,
pode-se escrever explicitamente uma função que resolve o problema da
parada; há infinidades de tais expressões. Depois, em 1993, mostramos que
todo grau aritmético completo pode ter uma dessas funções explicitamente
construídas (e isso vale para \omega). Pode-se ir alem; não fomos.

Tais expressões correspondem a computadores analógicos ideais, ou a
acoplamentos de computadores analógicos  e máquinas de Turing. Embora seja
meio lerdo nessas coisas, já tô combinando pra ver se montamos aqui na
Coppe um desses bichinhos, pra ver o que acontece.

O resultqdo da Hava é mais ou menos equivalente. Vc fsz redes neurais sobre
os reais, obtem um hipercomputador. Aí tem uma complicação interessante,
que não acontece conosco: que reais? P.e., em que modelo por forcing
operamos?

--
fad

ahhata alati, awienta Wilushati