Um amigo meu - que pesquisa improvability em metamatemática - possui uma
enorme (e legítima) frustração com o fato de existirem cem vezes mais
palpiteiros profissionais (filósofos da matemática com know how
insuficiente) do que lógicos e matemáticos trabalhando com seu tema de
pesquisa, que cometem sistematicamente erros elementares em suas exposições.

Minha hipótese é que tradicionalmente, mesmo a filosofia tecnicamente mais
robusta continua institucionalmente sendo parte dos departamentos de
humanidades de universidades e possui standards de rigor muito mais
relaxados. Um matemático que comete um erro elementar em uma publicação
pode ter sua carreira muito comprometida por razões dos padrões de
excelência exigidos por sua instituição e carreira. Um filósofo da
matemática ou da lógica não corre o mesmo perigo.

Há muitos lógicos e matemáticos altamente competentes trabalhando como
pesquisadores independentes, sem vínculos empregatícios, pela enorme
dificuldade de conseguirem uma tenured position em uma universidade. É uma
situação lamentável e vergonhosa.

[ ]'s