JM
Eu, como muitos de vocês,  recebo com frequência projetos do CNPq para dar
parecer. Geralmente, ou quase sempre, eles vêm bem instruídos e é fácil e
rápido emitir um parecer. Não lembro de haver rejeitado algum, simplesmente
porque todos me pareceram pertinentes e acho mesmo que devemos incentivar essas
atividades, exceto se parecerem loucura. Será que a moça indiana fez tudo
direitinho?
Em todo caso, eu diria que o que precisamos é isso: processos bem instruídos,
como tem acontecido e pareceristas sensatos, o que é muito vago. Mas é o que
temos. Acho que já melhorou muito, mas claro há ainda muito a fazer. Eu
melhoraria as chances de trazer gente de fora com mais possibilidades de tempo
curto e menos burocracia: um projeto simples, bem simples e pareceristas
sensatos...O que mais dizer?

Décio Krause
Departamento de Filosofia
Universidade Federal de Santa Catarina