Oi, João Marcos,

Contribuindo para o debate e para a sua apresentação na ANPOF,

Obrigado por sua contribuição :) Eu não tenho nem vergonha de dizer que estou preparando minha comunicação hoje... Lamentável!

Mais cedo ou mais tarde, nossos aparatos tecnológicos vão todos, sim,
parar de funcionar...  E se vivermos em um mundo cheios de "usuários"
que não entendem minimamente, nem acham "importante" entender o
milagre por trás deste funcionamento, aí é que vamos ficar sem estes
aparatos de vez!

Tenho minhas dúvidas, contudo, se podemos esperar ter "coisas novas,
melhores, mais aprimoradas" no futuro se sequer _entendemos_ as coisas
que temos agora.  Neste sentido de *compreensão* que transcende o
meramente "explicativo", acho muito difícil concordar com a sua
afirmação de que "a tecnologia T é, realmente, mais importante que
qualquer teoria científica C que a explique".  A ciência não está aí
só para explicar as coisas, mas também para *produzi-las*.

Obviamente você tem razão em tudo isso. E sei que era nesse sentido que o Carlos colocou a questão. Por isso disse que concordava com ele. Mas pense na tecnologia T não como um aparato, mas como um projeto ou, de modo ainda mais amplo, como o conjunto dos conhecimentos PRÁTICOS que possibilitam a construção e o uso de um aparato. Bem, neste sentido ampliado, minha provocação é mesmo sincera. Porque o fato de que este projeto/conhecimento prático funciona parece ser ETERNO enquanto que os aspectos conceituais das teorias científicas parecem ser PERECÍVEIS.

Um abraço,
Daniel.