[Mensagem escrita em 23 de setembro de 2008.  Note em particular a
minha menção a Gardner.]

Caro Vitor:

Esta é a minha última mensagem sobre o assunto.  Por uma simples
questão de tempo e (falta de) interesse, não posso infelizmente
continuar com esta linha de discussão.

> Crianças que alegam vidas passadas não
> são psíquicas, não alegam poderes paranormais. Além disso, as memórias
> costumam desaparecer aos 7 anos.

Crianças são muito sugestionáveis.  Assim como vários outros amigos da
ciência e da verdade, Martin Gardner denunciou repetidas vezes o
perigo destas falsas memórias infantis, por exemplo aqui:
http://www.skepticfiles.org/false/mgfmsasc.htm

> Há alguém que tenha provado ter "poderes" ocasionais e sem muito
> controle?
>
> ***Vários, como Leonora Piper, Gladys Osborne Leonard, Malcolm Bessent, Ingo
> Swann, Sean Harribance (os dois últimos estudados por Persinger, o mesmo
> cientista citado por Sagan em "O Mundo Assombraso pelos Demônios). Todos
> eles demonstraram capacidades paranormais em situações rigorosíssimas de
> testes.

Suponho que sim.  Adoraria que fosse verdade.  Adoraria também ter eu
próprio poderes paranormais, receber visitas de discos voadores,
viajar fora do corpo, tudo isso.  Mas desejar não basta, e não podemos
viver de wishful thinking.

> Há um artigo interessante e bastante completo sobre o teste Ganzfeld
> aqui:
>   http://skepdic.com/ganzfeld.html
> Estão inclusos *muitos* links para papers críticos publicados em
> periódicos indexados.
> *** Como o próprio artigo diz, a última meta-análise mostra que os
> resultados são favoráveis a telepatia. Depois o artigo cita Blackmore,
> ignorando que ela própria encontrou resultados favoráveis a psi.

A Dra. Blackmore passou a vida inteira buscando as tais evidências e
depois veio com esta história de que se tornou cética etc, para depois
novamente dizer que se surpreendeu em encontrar resultados favoráveis
àquilo em que ela já não acreditava mais...  A estratégia me parece
clara.  Parece-se com a sua, no seu blog.

> Uma crítica mais recente (2005) e extremamente
> positiva de um dos livros de Stevenson, "Casos Europeus do Tipo
> Reencarnação", saiu no American Journal of Psychiatry, uma revista
> pertencente ao mainstream científico teve em 2005 um Impact Factor de 8.286.
> A crítica original (em inglês) encontra-se disponível online de forma
> gratuita em http://ajp.psychiatryonline.org/cgi/content/full/162/4/823

Você acha realmente que o fato da crítica ter sido produzida por Remi
Jere Cadoret, um pesquisador que trabalhou toda a sua vida com
parapsicologia, não influencia a apreciação positiva oferecida sobre o
livro do Stevenson?

> 09- Por favor não me obrigue a ler o artigo do "biólogo brasileiro" Júlio
> César Siqueira sobre este assunto (devidamente referido por vocês na
> Wikipedia anglófona, mesmo que, até onde sei, nunca tenha sido
> publicado).
>
> ***Deveria ler, porque é sempre importante - e correto - ver-se os dois
> lados.

Lerei sim, mas numa outra vida. ;-)  Nesta vida os meus interesses
principais são outros!

Não é certamente comigo que o Siqueira (ou você) tem que dialogar, mas
com a comunidade científica, a Skeptical Inquirer, e assim por diante.

> *** Com essas suas palavras eu tenho certeza que vc NÃO leu meu blog. Meu
> blog é justamente o oposto do que vc afirma, tecendo críticas ao movimento
> espírita.

Certo.  Ainda acho que vocês espíritcas deveriam abandonar esta
postura antipática e falsa de "doutrina filosófica com raízes
científicas", e se assumir como o que são.

Abraços,
JM

--
My homepage: