Não se trata só de  traduzir  linguagens. Isso é  simples demais. Trata-se
de traduzir relações de consequência
(portanto, ' verdades absolutas', isto é, teoremas,  ou 'verdades
relativas´, isto é,  deduções).

Walter

Em 12 de maio de 2013 22:15, Tony Marmo <marmo.t...@gmail.com> escreveu:

> Caro Márcio,
>
> A resposta de Jean-Yves cobre com muita propriedade o assunto.
> Quanto à pergunta abaixo é simples: simplificando muito e de modo muito
> resumido, duas linguagens lógicas são dois modos de formalizar o
> pensamento. Acontece que para falar dos teoremas de uma na/ pela outra é
> preciso não apenas traduzir de uma linguagem para outra, mas interessa não
> perder a propriedade de teorema, ou seja, interessa que o que é verdade num
> dos idiomas seja verdade no outro. Comparando é como se você escrevesse
> [...]

Prof. Dr. Walter Carnielli
Director
Centre for Logic, Epistemology and the History of Science – CLE
State University of Campinas –UNICAMP
13083-859 Campinas -SP, Brazil
Phone: (+55) (19) 3521-6517
Fax: (+55) (19) 3289-3269