> Caros.
>
> Dado que o qualis é fortemente baseado nos tais JIFs (fator de impacto
> da revista), por transitividade, este pesquisadores que redigiramo
> DORA (declaration/database of research activity) estão se opondo à
> metodologia de construção do qualis.
>
> Essa inferência está correta?
>
> []s

Eu diria que não :) O que é criticado é aplicar a classificação de um veículo
de publicação aos trabalhos que nela são publicados. No caso, é a existência
mesmo do Qualis que é criticável. Ou, mais precisamente, a aplicação do Qualis
para avaliação individual - já que pode-se conceder que estatisticamente, as
distorções individuais teriam tendência a se corrigir se o Qualis for usado
para avaliar um grupo de pessoas. Mas o pior, ao meu ver, é a construção do
Qualis-CC/eventos, Sua fórmula de construção tem embutida uma distorção clara e
óbvia para eventos de grande porte. Eu aposto que se for aplicar a sistemática
de classificação do Qualis-CC aos eventos do Arabnia e similares (bem
conhecidos na área de computação por serem pouco sérios), o resultado seria
surpreendente.

[]s

-- David.