Caros colegas:
O pacote "turnstile" para LaTeX que programei há alguns anos está sendo
cada vez mais reconhecido pela comunidade de usuários, pelo menos conforme
aparece em documentos tais como "The Comprehensive LaTeX Symbol List", por
Scott Pakin, em http://www.ctan.org/tex-archive/info/symbols/comprehensive,
na Tabela 79 — Turnstile Binary Relations. Na versão para A4 está na página
35.
No entanto, tenho observado que muitos dos próprios lógicos desconhecem
este pacote, segundo os abstracts que tenho recebido enquanto editor do
Handbook para o WCP5, quando vejo o uso de comandos inapropriados para
emitir corretamente o turnstile com índices ou superíndices.
Este pacote pode ser obtido de
http://www.ctan.org/tex-archive/macros/latex/contrib/turnstile, e
gerenciadores de pacotes como o MiKTeX baixam ele automaticamente quando
necessário.
Att.,
Arthur Buchsbaum