caros Flávio e  Hermógenes:

esta discussão  é interessantíssima, e  nada  "off topic".  Estou
lendo "Weapons of Math Destruction" de  Cathy O'Neil, se me  permitem
a sugestão, e acho que ela coloca muito bem a questão,  e quase  funda
uma  "ética  de  máquina". Aqui um review:

https://blogs.scientificamerican.com/roots-of-unity/review-weapons-of-math-destruction/

Abraços,
Walter

Em 14 de janeiro de 2017 19:40, Hermógenes Oliveira
<hermogenes.olive...@student.uni-tuebingen.de> escreveu:

> Eu entendo que é o primeiro.
>
> Note que as tendências e preconceitos dos programadores, ou da
> organização que desenvolve o algorítimo, não se refletem necessariamente
> no algorítimo (se este fosse o caso, obter um algorítimo não tendencioso
> seria praticamente um milagre).  Como o problema está nos resultados
> tendenciosos dos *algorítimos*, então são estes que devem passar pelo
> crivo.
>
> Ademais, com o emprego crescente de métodos algorítmicos mais opacos,
> como redes neurais artificiais em combinação com aprendizado de máquina,
> [...]

Walter Carnielli
Centre for Logic, Epistemology and the History of Science and
Department of Philosophy
State University of Campinas –UNICAMP
13083-859 Campinas -SP, Brazil
Phone: (+55) (19) 3521-6517