... Obrigado, Doria, Finger e Rodrigo,

Após parar para pensar no tal resultado de Absoluteness que o Rodrigo
comentou (grato novamente !),
vejo que, na verdade, para mim a situação é até melhor do que eu pensava.

A mensagem de Rodrigo diz:

"Você teria que procurar um enunciado que não seja absoluto para o universo
construtível L."

Bem, essa afirmação pressupõe que a minha preocupação inicial era, da mesma
maneira que a pessoa
que postou a pergunta no TCS Stack Exchange, "procurar afirmações da
Ciência da Computação que necessitem
do Axioma da Escolha". Mas não era essa a minha preocupação !

O que eu estou preocupado, estimulado por esse visitante de computação que
veio fazer pós-doc aqui, é exatamente
COMO USAR o Axioma da Escolha em Computação.

E, se bem entendi a explicação do Rodrigo (e mais algumas que encontrei
depois), na verdade estou no melhor dos mundos
porque posso usar o Axioma da Escolha "como muleta", no sentido de que

"Se eu consigo uma demonstração com Axioma da Escolha, eu posso ficar
tranquilo porque na verdade ele não era necessário
e existe uma demonstração construtiva em ZF" (exibi-la sim que pode ser um
problema, mas ter essa informação me parece sensacional, não ?)

Por exemplo, para os tais enunciados S da aritmética que são Sigma^1_2 ou
Pi^1_2, então vale o absoluteness para L e teremos o:

"Se ZFC prova S, então ZF prova S"

Então o Axioma da Escolha só serviu como uma "muleta não-construtiva" para
eu chegar na informação de que existe uma prova construtiva para S
(supondo o problema internalizado em Teoria dos Conjuntos, etc.)

Concordam ?

Atés,

[]s  Samuel

On Monday, May 22, 2017 at 6:19:13 PM UTC-3, Joao Marcos wrote:

> El problema que los informáticos no han podido resolver en 45 años
> - La pregunta "¿P=NP?" trae de cabeza a los programadores desde 1971
> por Ricardo Peña Marí (Universidad Complutense de Madrid)
>
> http://tecnologia.elpais.com/tecnologia/2017/05/19/actualidad/1495202801_698394.html

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/8a4c150d-4441-4418-8ed1-65585da6b362%40dimap.ufrn.br.

Responder a