Prezados,

Eu ainda não havia ouvido falar sobre isto, mas fui alertado por colegas de que
existe uma nova regulamentação sobre bolsas no Exterior da CAPES.

http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8585-publicado-novo-regulamento-para-bolsas-no-exterior

Algumas mudanças são notáveis !

--> É vedada bolsa de pós-doutorado para pesquisadores com vínculo empregatício
(Artigo 128).

--> Cria-se uma modalidade "Cátedra no exterior", para candidatos com pelo
menos 15 anos de atuação na área
e prioridade para pesquisadores com perfil equivalente ao nível 1 no CNPq
(Artigo 110 em diante). Somente para
visitas a instituições parceiras da CAPES ("anfitriãs").

--> Cria-se uma modalidade "Professor Visitante no Exterior", com
submodalidades Junior (< 12 anos de Doutoramento)
e Senior (> 12 anos de Doutoramento). A submodalidade Senior tem prioridade
para pesquisadores com perfil equivalente ao nível 1D do
CNPq ou superior (Artigo 119 em diante). Não está claro se é somente para
visitas a instituições parceiras da CAPES (não encontrei
isso na regulamentação mas na página da CAPES dá a entender que é para
parceiras).

Bem, essa restrição da bolsa de pós-doutorado (somente para os pesquisadores
sem vínculo empregatício) tem grande impacto, creio, nos jovens
recém-contratados por universidades públicas (e são muitos) que desejavam
realizar seu primeiro pós-doc nos próximos anos.

Tempos duros.

Até mais,

[]s Samuel

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/1186113870.34432614.1507998634229.JavaMail.zimbra%40ufba.br.