Olá, boa madrugada. Eu não gosto muito de ficar postando textos aqui, mas
achei curioso o pensamento sobre 'Teoria da prova' de um dos cientistas de
que mais gosto.
Não concordo com o que ele diz sobre o tema, mas achei que poderia servir
de 'mote' para alguma 'glosa'. Creio que, opiniões divergentes, mesmo que
um  pouco estranhas, estimulem alguns de nossos colegas da lista.

Creio que a esmagadora maioria dos metamatemáticos e lógicos não
concordarão com o D. Deutsch.

Lembrei-me do que Wittgenstein pensava sobre metamatemática (a meu ver, ele
estava completamente enganado) e resolvi postar o que o Deutsch diz em uma
palestra.

Discordo do Deutsch, mas creio que algumas pessoas da lista,
 talvez, não conheçam o seu texto 'what is computation? How does nature
compute?'

Por favor, são palavras do Deutsch, não minhas!!!! Eu discordo de quase
tudo do artigo, tirando algumas passagens sobre o que é computação e como a
natureza computa. Sobre metamatemática, filosofia da matemática e afins,
acho muito pobres as ideias do Deutsch, quando não são equivocadas. Gosto
muito do que o Deutsch faz em computação quântica, não de suas ideias sobre
temas fora desse contexto.

Vamos às citações...

"ANd here I must stress that whether a mathematical proposition is true or
false is indeed completely independent of physics but proof theory is 100%
physics, proofs are not abstract, there is no such thing as abstractly
proving something just as there is no such thing as abstractly calculating
or computing something" p. 556

"So contrary to what  Hilbert thought, contrary to what mathematicians
since antiquity believed and continue to believe to this day, proof theory
can never be made into a branch of mathematics nor is it helpful to think
of it as metamathematics, as it's sometimes known. Proof theory is a
sciende, and specifaclly it is computer science" p. 557

Os dialeteístas discordariam de ele considerar a 'realidade
consistente'...mas é outro tópico do texto. É fácil achar o texto aí na
web. Quanto a esses, em geral, eu que não concordo em nada com eles...

Abraços...

"The evil that men do lives after them; The good is oft interred with their
bones.” W. Shakeaspeare, J.C.

"The good men do is oft interred with their bones, but the evil that men do
lives on". B. Dickinson.

"(...) há animais humanos mentalmente retardados cujos cérebros
envergonhariam um chimpanzé".  N. Wiener, 22º Parágrafo do 4º Cap. de
*Cibernética
e Sociedade*.

"De qualquer forma, se existe uma realidade independente do homem, também
existe a verdade relativa a esta realidade; e de certa forma a negação da
primeira gera a negação da existência da seguinte" Einstein em seus
diálogos com Tagore.

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAO5LKz5xVbw8%3DS6aktUtUcSe32NHgrc6SJKSfhm3bEkQLEXeFA%40mail.gmail.com.

Responder a