Prezado Professor Walter, permita-me discordar a respeito da recomendação
de ignorar Olavo de Carvalho.

Esse indivíduo é atualmente o maior divulgador da Filosofia no Brasil. O
seu curso online semanal possui muitos milhares de alunos. Ele introduziu
autores clássicos para dezenas de milhares de brasileiros. A primeira vez
que muitos brasileiros aprenderam algo substancial a respeito de, por
exemplo, Aristóteles, Maquiavel e Hegel, foi através do Olavo de Carvalho.

O impacto disso é difícil de mensurar, mas sou pessimista. Vou dar uma
evidência anedótica; a se julgar por comentários *online* de alunos do
curso do Olavo, o mesmo parece estar ensinando que *A República* é
largamente um texto satírico e que as diversas prescrições políticas e
sociais encontradas no diálogo são deliberadamente absurdas e que não são
para serem levadas literalmente como uma proposta viável de sociedade. Essa
exegese de Platão como o autor de uma sátira política é no mínimo
controversa - mas está virando o entendimento *default* de História da
Filosofia para milhares de brasileiros.

Análises idiossincráticas ou muitas vezes simplesmente equivocadas parecem
ser a norma no *corpus* olaviano - o caso mais extremo disso é quando ele
se pronuncia a respeito das ciências formais (como teoria dos conjuntos) ou
ciências naturais (como relatividade geral).

Esse indivíduo foi convidado para assumir o Ministério da Cultura (ele nega
que aceitará o cargo). A sua projeção social é gigantesca. A estratégia da
academia brasileira em simplesmente ignorá-lo com insultos não é
producente. Os seus argumentos e teses precisam ser confrontados
publicamente.

Um forte abraço.

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAD7xiBP-HD37xBVSCF%3DTVMJZGdju_w0d757PFt8qpkY7XkQLHA%40mail.gmail.com.