Prezados da lista de Lógica, tenho o penoso dever de comunicar que hoje de
manhã faleceu em Lima o ilustre professor peruano Francisco Miró Quesada
Cantuarias, quem foi lógico, filósofo, matemático, jornalista e educador,
reconhecido no âmbito latino-americano. Todos sabem de sua amizade com o
nosso Newton Da Costa quem o chamava de 'irmão', e de sua contribuição à
consolidação, desde a filosofia, da hoje chamada de Lógica Paraconsistente,
nome que ele cunhou na década de 70.
Miró Quesada fez 100 anos em dezembro de 2018 e em inícios desse ano houve
uma conferência internacional em sua homenagem em Lima.
Os dois sites a seguir anunciam seu falecimento e divulgam sua trajetória,
principalmente ligada ao jornal El Comercio do qual foi diretor geral:

https://elcomercio.pe/lima/fallecio-francisco-miro-quesada-cantuarias-director-general-diario-comercio-filosofia-periodismo-educacion-fotos-noticia-643848

https://elcomercio.pe/archivo-elcomercio/francisco-miro-quesada-impecable-trayectoria-imagenes-noticia-643978

Eu tive a sorte de seu convívio nos meus anos de graduação em Lima e seu
contagiante entusiasmo pela lógica. Aliás, foi ele quem me apresentou a
Newton Da Costa em 1975 por ocasião de sua visita a Lima.
Um documento que guardo como um tesouro é a cópia xerox do exemplar de Miró
Quesada, com anotações manuscritas dele de inícios dos anos 80, do livro
"Ensaio sobre os fundamentos da lógica" de Newton Da Costa.
Então, meus sentimentos de pesar para todos os que o conheceram com um
forte abraço, especialmente ao professor Newton Da Costa a quem esta
mensagem também vai direcionada.
Cifuentes

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAEQwYASWQPkV6gSepyvMHQYH_62HkrR8t-HiJLLK1vBPgLNOXQ%40mail.gmail.com.

Responder a