Recebi pelo whatsapp (ainda preciso confirmar):

Em reunião de mais três horas no Ministério da Educação, os reitores das
universidades federais ouviram as linhas gerais do projeto que o governo
Bolsonaro promete para a "libertação" das instituições, nas palavras do
próprio ministro Abraham Weintraub. Ele, aliás, ficou menos de 40 minutos
no auditório. Depois, tuitou sobre temas nada relacionados ao assunto em
discussão - um deles, defendendo a nomeação do filho do presidente para a
embaixada em Washington.
Nomeado de Future-se, o projeto do governo foi apresentado pelo secretário
de ensino superior do MEC, Arnaldo Lima, e por Ariosto Antunes, secretário
de educação tecnológica do ministério. Não foi distribuído nenhum documento
aos dirigentes universitários. Em linhas gerais, o projeto – que entrará em
consulta pública até 31 de julho – pretende reduzir os repasses federais
com o custeio das universidades, criando, em troca, um mecanismo de
captação de recursos pelas Instituições Federais de Ensino. O dispositivo
depende da aprovação de um projeto de lei.
O Future-se será sustentado por um fundo soberano do conhecimento, privado,
negociado em Bolsa, e multimercado. Os recursos iniciais viriam da
alienação ou concessão de patrimônio da União, espalhado pelo país. O
dinheiro ainda não existe. MEC diz que governo estima em R$ 50 bilhões a
captação feita desta forma.

As universidades submeteriam projetos para concorrer ao dinheiro.
Para disputar as verbas, as universidades precisam investir nos seguintes
eixos: gestão, governança e empreendendorismo; pesquisa e inovação e
internacionalização.

Representantes do MEC também querem implantar o modelo de Organizações
Sociais (OS) para cuidar de serviços como limpeza e segurança. Neste caso,
as verbas não vão contar para efeito do teto constitucional de gastos
públicos. Um ato normativo sobre o tema deve ser publicado até fim de
agosto.
Ainda no início da reunião, estudantes  foram até a porta do ministério
para protestar contra o projeto. Mas policiais militares reprimiram a
manifestação com agressões e spray de pimenta. Após a apresentação no MEC,
reitores foram até a sede da Associação Nacional dos Dirigentes das
Instituições de Ensino Superior (Andifes) para avaliar o projeto.
A reitora da UFRJ, professora Denise Pires, participou do encontro,
lamentou a ausência de um documento escrito sobre as medidas e informou que
o projeto será debatido em todas as instâncias da universidade, antes de
aderir ou de recusar o Future-se.

--
[...]

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CABqmzx0M%3DmzMM6m-QUmUMU-DNqNO%3DZYgAaApemEb37au6EqVOQ%40mail.gmail.com.

Responder a