Eu não estou entendendo muito bem qual é o eixo desta discussão.

Suponha que trabalhamos em AP.

Se demonstrar que o conjunto das fórmulas que não são teoremas não é
recursivamente enumerável, então o conjunto dos teoremas não é recursivo, E
isso pode ser provado de maneira finitária. Certo?

Também pode usar técnicas de teoria de modelos para construir modelos
standard e outras, como ultraprodutos, para modelos não standard. Técnicas
matemáticas não finitárias.

Um recurso divertido é acrescentar a AP uma constante nova "c" e um
conjunto infinito de axiomas:
(s é a função sucessor)
não ( c = 0)
não ( c = s0)
não ( c = ss0)
não ( c = sss0)
.
.
não ( c = s...s0)
.
.
Por   compacidade essa teoria tem modelo. Claro, não standard.

Tudo isso é muito conhecido.

Carlos

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAGJaJ%2B-ekWSPbQ8UHZZhcTq4frt5%3DFTUkfhKtNnZt2-UopjN5A%40mail.gmail.com.

Responder a