Caro Claudio,

Obrigado pela interessante mensagem.

Não trabalhei com teoria da computabilidade, apenas uma vez me ocorreu um
problema. Queria saber se um semireticulado para cima com jump parcial e
enumerável que eu havia definido poderia ser mergulhado nos graus de
Turing. A dificuldade é que o jump não é total, mas parece que isso segue
de um resultado geral de Montalbán, publicado em 2003:  EMBEDDING JUMP
UPPER SEMILATTICES INTO THE TURING DEGREES. Era um problema muito isolado e
não teve continuidade nos meus projetos.

Sobre a preocupação geral com a área colocada em sua mensagem, olhei o
mathoverflow, por curiosidade. A tag "computability theory" teve 69
questões esse ano, e 687 no total. Não acho que seja pouco, mas é bem menor
que a tag "set theory", com 3852 questões no total. É preciso cuidado para
interpretar esses dados. Não estou afirmando que esse viés significa um
problema de saúde geral da área. Contudo, vai um pouco na direção da sua
preocupação.

Acho que é importante para a saúde geral de uma área que ela tenha
"objetivos maiores" a partir dos quais vários problemas são colocados.
Mencionei a área de "set theory". A busca por novos axiomas ou pela melhor
teoria de conjuntos que podemos ter é um exemplo do que entendo por
"objetivo maior" que uma área pode ter.
Mas é igualmente importante que seja possível fazer progresso em direção a
esses grandes objetivos, como acontece no caso da busca por novos axiomas.
Pode ser que uma área tenha um grande objetivo, mas que pouco ou nenhum
progresso pode ser feito neste momento. Aí não adianta ter um grande
objetivo.

Abraço
Rodrigo

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAExWzUJRUcKvdGa-bRnnrgoo-b%3D4Tr5N%3Dsm%2BJ-tp2ubRMicMNw%40mail.gmail.com.