Patrick Suppes nasceu  dia 17 de março de 1922 e faleceu dia 17 de novembro
de 2014, com 92 anos.
https://en.wikipedia.org/wiki/Patrick_Suppes
Ele teve uma vida longa e cheia de atividade até o fim.
Trabalhei com ele por dois anos em Stanford de janeiro de 2000 até dezembro
de 2002.
Escrevemos junto em particular o artigo:
“Semantic computation of truth based on associations already learned”,
Journal of Applied Logic, 2 (2004), pp.457-467.
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1570868304000461

Editei junto com o Décio e o Jonas
Conceptual Clarifications -Tributes to Patrick Suppes (1922-2014)
http://www.jyb-logic.org/pat-suppes-1922-2014
Aqui a meu artigo dedicado a ele, onde eu apresento uma modelização da
causalidade com relação binario na logica de primeiro ordem
Modeling Causality
http://www.jyb-logic.org/CAUSALITY
Suppes trabalhou sobre uso do método axiomático em física, organizando um
evento em Berkeley com Henkin em Tarski na década 1950 sobre o assunto
https://www.amazon.com/Axiomatic-Method-Patrick-Suppes-Alfred/dp/B000MXJS4E/ref=sr_1_8?keywords=axiomatic+method&qid=1636885119&s=books
Este evento foi em particular a preparação a serie evento lançado pouco
depois por Tarski, LMPS
1st International Congress, Stanford 1960
Logic, Methodology and Philosophy of Science: Proceedings of the 1960
International Congress, edited by Ernest Nagel, Patrick Suppes and Alfred
Tarski, Stanford University Press, Stanford CA 1962, 672 .

Pat, como era chamado, era uma pessoa bem agradável, bon vivant,  se
interessava sobre todos os assuntos e gostava de conversar. Ficamos amigos
e encontrei ele depois em vários lugar do mundo em particular em Paris, em
Florianópolis onde organizamos com o Décio um evento em homenage a ele e na
Suiça onde recebeu o primeiro premio Lauener em 2002
https://lauener-foundation.ch/award.php?seite=2004

Ele tinha uma casa dentro do campus de Stanford e vinha todos os dia no
Ventura Hall, onde eu tinha uma sala, depois ele fiz construruir o "Nora
Suppes Hall" do lado,
Entre  muitas coisas que ele fez: o uso do computadores para educação desde
da década 1960, trabalho  pioneiro
Na altura que eu estava em Stanford, ele estava concentrado no Brain's lab
(que le criou)  e no EPGY - Education Program for Gifted Youth
um  programa on-line para crianças que ele desenvolveu, mostrando que era
possível ensinar  matemática, física, música, etc. avançadas para jovens,
com eu explico aqui
http://www.jyb-logic.org/ALICE
O Dória e o Acácio trabalharam também com ele em Standord.
O Suppes foi muito amigo do Rolando Chuaqui, com contado aqui
Strong Non-Contextual Holism in Quantum Macroscopic States
https://www.sa-logic.org/aaccess/SAJL-Acacio-Suppes-Chuaqui.pdf
Os dois fizeram junto um trabalho bem interessante mostrando que é
possível axiomatizar física clássica na lógica de primeiro ordem, de
maneira "universal", i.e. so usando quantificadores universais, sem então
aspetos "existentialistas" !
JYB

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAF2zFLCPgC_OdRj7HUgfyhrTZEQeEWfGAb82%3DXLYk7tT9Lu%2Bpw%40mail.gmail.com.

Responder a