Muitíssimo obrigado, Walter.

Acabei de dar uma olhada no Troelstra & van Dalen. Pelo que pude ver, a
completude é provada em relação a uma semântica com domínios variáveis,
mas sem identidade. Porém, eles indicam brevemente nas seções 5.11 e
5.12 como lidar com a identidade.

> Quando eu morava na Alemanha em Muenster  perto da Holanda, o grupo de lá
> visitava muitas vezes o grupo de Amsterdam.
>
> Lembro-me que o Anne Troelstra dizia que  ainda nao havia prova intuicionista
> da lógica intuicionista.
>
> Discutiamos que a logica intuicionista tinha mais sorte...nao faz sentido uma
> prova paraconsistentista da logica paraconsistente.
>
> Falei tambem com van Dalen e Dick de Jong, tempos saudosos...

Fico feliz que a minha pergunta tenha trazido boas lembraças :).

Forte abraço

--
Henrique Antunes

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/SJ0PR07MB9397A67F626838C4E85925B79D579%40SJ0PR07MB9397.namprd07.prod.outlook.com.