Santo do Dia
17 de Julho

bartolomeu de las casas
 

Bartolomeu de las Casas nasceu em Sevilha, Espanha, no ano de 1474. É o maior defensor dos direitos dos índios na América Latina. Aos 33 anos ordenou-se sacerdote. Em 1511, mudou radicalmente a sua vida. De explorador dos índios que era, passou a defendê-los com unhas e dentes. Libertou os índios e dividiu as terras que possuía. Dizia ele: Sobre esses cordeiros tão dóceis, tão dotados pelo Criador, os espanhóis se arremessaram no mesmo instante em que os conheceram, e, como lobos, leões e tigres cruéis, há muito tempo famintos, de quarenta anos prá cá, e ainda hoje em dia, outra coisa não fazem senão despedaçar, matar, afligir, atormentar e destruir esse povo por estranhas crueldades, de tal sorte que de três milhões de almas que havia na Ilha Espanhola, e que nós vimos, não há hoje, de seus naturais habitantes, nem duzentas pessoas ... (Apud Calendário do Povo latino-americano, Cehila-popular, Edições Paulinas, São Paulo, 1986.)

Bartolomeu de las Casas foi nomeado bispo quando tinha 70 anos de idade, em 1544. Ficou apenas três anos em Chiapas, México, sempre perseguido pelos espanhóis. Em 1547 regressou à Espanha, continuando ali a defesa dos índios. Muito escreveu sobre a causa indígena. Morreu em Madri, no dia 17 de julho de 1566. É muito querido do povo mexicano.

Outros santos do dia*
Aleixo, Marcelina (Milão), Teodósia, Leão IV (papa),
Maria Madalena Leidone


Prece do serviço aos indefesos

Deus, nosso Pai, os séculos passaram e ainda permanece viva a queixa de Bartolomeu de las Casas em favor dos índios explorados e expulsos de sua própria terra. Aos poucos vão sendo destruídos em sua própria identidade, esmagados pela "cultura do branco", que outra coisa não significa que ganância, avareza, cobiça, lucro, exploração desenfreada e selvagem da terra. Exploração daqueles que, como sangue, percorrem as veias da terra, mãe pródiga e frágil, fecundada e amante de seus filhos, nascidos de seu seio. >Senhor, tende piedade de nós, pois, em nome da religião, pisamos e esmagamos a dignidade de nossos irmãos índios; em nome do progresso e do bem-estar tiramos a vida de povos indefesos.

Créditos
Os Santos de Cada Dia
 José Benedito Alves
Reprodução autorizada pela
 Editora Paulinas
Organização desta página:
Ubiratan H. O. Pimentel

Edição em HTML:
Fernando César de T. Santos

Para assinar a lista:............. [EMAIL PROTECTED]
Para enviar:.............................. [EMAIL PROTECTED]
Para sair da lista:.............. [EMAIL PROTECTED]
Nosso site:.............. http://www.geocities.com/listamensageiros/
Sugestões ou dúvidas:..... [EMAIL PROTECTED]

Grupos.com.br
página do grupo diretório de grupos diretório de pessoas cancelar assinatura

Responder a