Santo do Dia
 
26/08/97
 São CESÁRIO

Nasceu em Chalons-sur-Saône, em 470. Aos 18 anos, fugiu de casa e foi à procura de São Silvestre, bispo de Chalons. Rogou-lhe para admiti-lo junto a si. Passados cerca de três anos, ingressou no mosteiro de Lérins, quando era abade São Porcário. Em conseqüencia da vida austera e penitente que levava, caiu doente. Para recuperar-se, foi enviado à Arles, como hóspede de Firmino e de Gregória. Edificado com o seu exemplo, Santo Eônio de Arles, que era seu parente, ordenou-o diácono e, logo depois, sacerdote. Em 502, foi aclamado bispo no lugar de Santo Eônio, que acabara de falecer. 

Procurou restaurar o espírito de piedade em meio a seu clero e leigos. Entregou o cuidado temporal da Igreja aos diáconos. Dedicou-se inteiramente à pregação e à instrução dos fiéis. Não deixou de cuidar das necessidades dos pobres e dos desvalidos. Para ampará-los, fundou um hospital, em que os doentes eram tratados com grande desvelo. Por intrigas políticas, foi perseguido e exilado pelo rei Alarico. Na guerra entre os habitantes de Arles, francos e borguinhões, tudo fez para aliviar a sorte dos prisioneiros. Para resgatá-los, chegou a vender parte do tesouro da Igreja. Morreu em 542.




Prece na comunhão por uma vida digna
Deus, nosso Pai, São Cesário votou um autêntico amor aos pobres e infelizes.
Senhor, fortalecei e animai a vossa Igreja, que, consciente de sua vocação de amor no mundo, assume a causa dos necessitados.

Que a nossa caridade, Senhor, não se resuma apenas a prestar auxílios nas horas de infortúnios, desfazendo-nos daquilo que nos sobra ...

Ajudai-nos a nos colocar de corpo e alma dentro dos esforços e da caminhada de libertação dos povos.

Ajudai-nos a comungar todas as suas lutas, dores e sofrimentos, fazendo a experiência daqueles que têm sede de justiça, de paz, de fraternidade. 

Vós sois o Deus da Vida e não o Deus na morte. 

Dai-nos forças para nos opormos radicalmente contra tudo aquilo que ameaça e coloca em risco esta vida plena e realizada que reservais para nós, vossos filhos.


Créditos
Os Santos de Cada Dia
 José Benedito Alves
Reprodução autorizada pela
 Editora Paulinas

Página mantida por
 Ubiratan H. O. Pimentel
Para assinar a lista:............. [EMAIL PROTECTED]
Para enviar:.............................. [EMAIL PROTECTED]
Para sair da lista:.............. [EMAIL PROTECTED]
Nosso site:.............. http://www.geocities.com/listamensageiros/
Sugestões ou dúvidas:..... [EMAIL PROTECTED]

Grupos.com.br
página do grupo diretório de grupos diretório de pessoas cancelar assinatura

Responder a