Terça-feira, 2 de outubro de 2001
Memória dos Santos Anjos de Guarda, cor litúrgica branca

"Refugiado junto ao Senhor.

Leitura:
Ex 23, 20-23a
Salmo:
91/90, 1-2.3-4.5-6.10-11
Evangelho:
Mt 18, 1-5.10

Santos do dia:
Custódio, Leodegário (Bispo, mártir, 679), Domingos, Spadafora, Eleutério (mártir).

Leitura
Ex 23, 20-23a
VOU ENVIAR UM ANJO QUE VÁ À FRENTE

Assim diz o Senhor: 20"Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. 21Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome. 225e ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teu inimigos, e adversário dos teus adversários. 23aO meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos fereseus, dos cananeus, dos heveus, e dos jebuseus, e eu os exterminarei".

Salmo
91/90, 1-2.3-4.5-6.10-11
O Senhor deu uma ordem a seus anjos, para em
todos os caminhos te guardarem

Quem habita o abrigo do altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente".

Do caçador e do seu laço ele te livra. Ele te salva da palavra que destrói. Com suas asas haverá de proteger-te, com seus escudo e suas armas, defender-te.

Não temerás terror algum durante a noite, nem a flecha disparada em pleno dia; nem a peste que caminha pelo escuro, nem a desgraça que devasta ao meio-dia.

Nenhum mal há de chegar perto de ti, nem a desgraça baterá à tua porta; pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos para em todos os caminhos te guardarem.

Evangelho
Mt 18, 1-5.10
NÃO DESPREZEIS NENHUM DESSES PEQUENINOS

Naquela hora, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Quem é o maior no reino dos céus?" 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: "Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tomardes como crianças, não entrareis no reino dos céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. 5E quem recebe em meu nome um criança como esta, é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus".

Comentando o Evangelho(*)
AMAR OS PEQUENINOS

O amor aos pequeninos deve ser um ponto de honra para a comunidade cristã. Trata-se, aqui, de atitudes concretas de apreço, incentivo e estima, mormente em relação a quem está dando os primeiros passos na fé, uma vez que, nem sempre, é capaz de superar os obstáculos com que se defronta. Corre-se o grande perigo de assumir, diante desses pequeninos, uma atitude farisaica de rigorismo, apresentando-lhes exigências descabidas, a ponto de jogá-los fora da comunidade cristã e afastá-los da salvação.

A exortação de Jesus - "Cuidem de não desprezar um só destes pequeninos" - revela que a fé é uma dinâmica, cujos passos vão sendo dados pouco a pouco. E inútil querer impor-se aos demais, e determinar o ritmo que devem seguir.

Quem está dando os primeiros passos deve ser objeto de especial atenção. O abandono de certos hábitos e a acolhida do modo de ser próprio do discípulo do Reino, muitas vezes, é muito penoso. A simples força de vontade ou a firme decisão de ser diferente podem mostrar-se insuficientes quando se trata de mudar de vida. O efetivamente conseguido não corresponde àquilo que se deseja. Nem por isso, a comunidade tem o direito de desfazer-se de quem vai caminhando com dificuldade. Pelo contrário, este deve ser objeto de atenção redobrada, para não vir a esmorecer na sua opção pelo Reino.

(*) Jaldemir Vitório é sacerdote jesuíta, professor das Sagrada Escritura no Centro de Estudos Superiores, em Belo Horizonte, MG. Este comentário foi extraído do livro O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano C, ©Paulinas, 1997

A comunidade dos que seguem Jesus cristo não deve reproduzir uma sociedade que se baseia na riqueza e no poder, mas sim na acolhida e na vivência fraterna.
(LITURGIA DIÁRIA Nº 118, ©PAULUS)

Para assinar a lista:............. [EMAIL PROTECTED]
Para enviar:.............................. [EMAIL PROTECTED]
Para sair da lista:.............. [EMAIL PROTECTED]
Nosso site:.............. http://www.geocities.com/listamensageiros/
Sugestões ou dúvidas:..... [EMAIL PROTECTED]

clique aqui Grupos.com.br

evan.gif