Sexta-feira, 26 de outubro de 2001
XXIX Semana do tempo Comum, cor litúrgica verde
"O amor de Cristo é nossa lei."

Leitura:
Rm 7, 18-25a
Salmo:
119/118, 66. 68. 76. 77. 93. 94
Evangelho:
Lc 12, 54-59

Hoje:
Dia de Penitência

Santos do dia:
Evaristo (papa e mártir), Luciano e Marciano (mártires), Rústico de Narbonne (bispo), Ceda (bispo), Eata (bispo), Beano (bispo), Damião de Finario (beato), Boaventura de Potenza (beato).

Leitura
Rm 7, 18-25a
QUEM NOS LIBERTARÁ DESTE CORPO DE MORTE?

Irmãos, 18estou ciente que o bem não habita em mim, isto é, na minha carne. Pois eu tenho capacidade de querer o bem, mas não de realizá-lo. 19Com efeito, não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero. 20Ora, se faço aquilo que não quero, então já não sou eu que estou agindo, mas o pecado que habita em mim. 21Portanto, descubro em mim esta lei: Quando quero fazer o bem, é o mal que se me apresenta. 22Como homem interior ponho toda a minha satisfação na lei de Deus; 23mas sinto em meus membros outra lei, que luta contra a lei da minha razão e me aprisiona na lei do pecado, essa lei que está em meus membros. 24Infeliz que eu sou! Quem me libertará deste corpo de morte? 25Graças sejam dadas a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor.

Salmo
119/118, 66. 68. 76. 77. 93. 94 (R/. 68b)
ENSINAI-ME A FAZER VOSSA VONTADE!

Dai-me bom senso, retidão, sabedoria, pois tenho fé nos vossos santos mandamentos!

Porque sois bom e realizais somente o bem, ensinai-me a fazer vossa vontade!

Vosso amor seja um consolo para mim, conforme a vosso servo prometestes.

Venha a mim o vosso amor e viverei, porque tenho em vossa lei o meu prazer!

Eu jamais esquecerei vossos preceitos, por meio deles conservais a minha vida.

Vinde salvar-me, ó Senhor, eu vos pertenço! Porque sempre procurei vossa vontade.

Evangelho
Lc 12, 54-59
VÓS SABEIS INTERPRETAR O ASPECTO DA TERRA E DO CÉU. COMO É QUE NÃO SABEIS INTERPRETAR O TEMPO PRESENTE?

Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: "Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? 58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo".

Comentando o Evangelho(*)
A ÚLTIMA CHANCE

A parábola dos inimigos a caminho do tribunal quer mostrar aos discípulos a necessidade inadiável de aderir, sem restrições, ao Reino, e deixar-se transformar por ele, antes da chegada do Senhor.

O fato da vida, que serve como referencial para a parábola, funda-se no bom senso: é preferível reconciliar-se antes de comparecer diante do juiz, para evitar ser submetido a pesados castigos. Por outro lado, a necessidade de reconciliação é mais forte entre os pobres. Resolver os problemas, sem a necessidade de processo judicial, é o caminho para se evitar a prisão ou outro tipo de condenação.

Jesus oferecia aos seus a última chance de conversão. Adiar tal decisão poderia resultar em conseqüências trágicas. Seria mais inteligente reconciliar-se, imediatamente, com Deus e com o próximo.

Jesus admirava-se da capacidade de discernimento das pessoas em relação às coisas do mundo, como também, da incapacidade de discernir quais atitudes deveriam tomar, em se tratando da salvação. Ou seja, a incapacidade de acolher sua palavra, seu convite a aderir ao Reino. Só um louco haveria de preferir ver-se diante do tribunal, correndo o risco de ser severamente punido. No entanto, os contemporâneos de Jesus acharam por bem virar-lhe as costas.

(*) Jaldemir Vitório é sacerdote jesuíta, professor das Sagrada Escritura no Centro de Estudos Superiores, em Belo Horizonte, MG. Este comentário foi extraído do livro O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano C, ©Paulinas, 1997

A atividade de Jesus é a manifestação do Reino de Deus. Ele nos tornou acessível o seu Reino. Para tanto, é primordial a vivência da fraternidade e da partilha, que geram liberdade e vida para todos. (LITURGIA DIÁRIA Nº 118, ©PAULUS)

Para assinar a lista:............. [EMAIL PROTECTED]
Para enviar:.............................. [EMAIL PROTECTED]
Para sair da lista:.............. [EMAIL PROTECTED]
Nosso site:.............. http://www.geocities.com/listamensageiros/
Sugestões ou dúvidas:..... [EMAIL PROTECTED]

clique aqui Grupos.com.br