Santo do Dia
28/10/2001

São simão e são judas

Simão e Judas aparecem juntos nas diversas listas dos "doze". Ocupam o último lugar, com exceção de Judas Iscariotes, o último de todos a ser nomeado pelos evangelistas:
"Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, também chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, o filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu ..." (Mateus 10,1ss.). A respeito de Simão, apenas sabemos que era originário de Caná e era chamado Zelota. Certamente Simão teria pertencido ao partido radical e nacionalista dos zelotas, opositores intransigentes do domínio romano na Palestina. Quanto a Judas, chamado Tadeu, sabemos pelo Evangelho que na Última Ceia perguntou a Jesus: "'Senhor, por que te manifestarás à nós e não ao mundo?' Respondeu-lhe Jesus: 'Se alguém me ama, guardará minha palavra e o meu Pai o amará, e a ele viremos e nele estabeleceremos morada. Quem não me ama não guarda minhas palavras; e a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou'"

Prece da glorificação do nome de Deus
"Um hino a vós, apóstolos, / de júbilo e vitória. / Unidos pela graça, também sois na glória.
Simão, ardente impulso / levou-te a palmilhar / os passos de Jesus, / e o nome seu pregar.
De Cristo em carne e espírito, / irmão e servo, ó Judas, / pregando e escrevendo / aos teus irmãos ajudas.
Sois vítima e testemunha / da fé que proclamastes. / Provando-lhe a verdade, / o sangue derramastes.
Ó astros luminosos, / ao céu todos guiai; / por ásperos caminhos, / inteira a fé guardai.
Ao Pai, ao Filho, ao Espírito / a honra e o louvor. / Possamos para sempre / gozar do seu amor".
(Liturgia das Horas)

Créditos
Os Santos de Cada Dia
 José Benedito Alves