Santo do Dia
30/10/2001

Santo dias da silva

Santo Dias da Silva foi morto durante uma manifestação de operários metalúrgicos, em São Paulo, no dia 30 de outubro de 1979.
Era membro ativo de Comunidade Eclesial de Base, ministro da eucaristia, agente da Pastoral Operária e líder sindical.
Natural de Terra Roxa, São Paulo, antes de vir para a capital de São Paulo, trabalhou como bóia-fria e participou do sindicato dos trabalhadores rurais e de várias outras lutas. Como líder sindical em São Paulo, sofreu repressão e, por causa de sua militância operária, foi despedido várias vezes.
Ele costumava dizer: Eu, dentro da minha concepção de por que viver, acho que a gente vive para transformar alguma coisa. Quer dizer, ter uma atuação num processo de transformação da vida. (Apud José Marins, op. cit., p. 153.)


Prece da transformação das estruturas injustas
Deus, nosso Pai, rompei em nós o individualismo que nos leva a viver sozinhos, isolados e divididos, sem nos preocuparmos com os interesses maiores da nossa comunidade. Abri os nossos corações para que participemos ativamente da construção de um mundo onde imperem a verdade e a comunhão de mentes e de ideais. Fazei-nos compreender que o fechamento dentro de nossos mundos é causa de ruína e perdição. É a comunhão a participação de cada um e de todos, o clamor, o empenho, o sonho, a solidariedade, a reconciliação, a união é que nos fará sentir gente, sujeitos da construção da história, lugar da manifestação de Jesus, Senhor da vida.

Créditos
Os Santos de Cada Dia
 José Benedito Alves
Reprodução autorizada pela
 Editora Paulinas

Organização desta página:
 Ubiratan H. O. Pimentel

Edição em HTML:
Fernando César de T. Santos
Para assinar a lista:............. [EMAIL PROTECTED]
Para enviar:.............................. [EMAIL PROTECTED]
Para sair da lista:.............. [EMAIL PROTECTED]
Nosso site:.............. http://www.geocities.com/listamensageiros/
Sugestões ou dúvidas:..... [EMAIL PROTECTED]

clique aqui Grupos.com.br
página do grupo diretório de grupos diretório de pessoas cancelar assinatura

Reply via email to