Santo do Dia
4/11/2001

são carlos borromeu

São Carlos Borromeu nasceu em Arona, Lombardia, no dia 2 de outubro de 1538. Em 1559 formou-se em Direito Civil e Direito Canônico. Pio IV (1559-1565) era seu tio, o que favoreceu sua elevação a cardeal e arcebispo de Milão, quando tinha apenas 22 anos e sem sacerdote era. Além disso, era também secretário particular do papa, tudo isso devido mais ao nepotismo que a suas qualidades e competência. Foi, entretanto, justamente por meio desse jovem que as reformas tridentinas serão impostas à Igreja. Seminários foram criados, a pastoral foi renovada, organizações apostólicas tiveram grande incremento. O povo começou a ser doutrinado e instruído nas verdades da fé. O apostolado da imprensa e dos leigos começou a se desenvolver.

São Carlos Borromeu foi um pastor exemplar. Sempre esteve ao lado do povo, especialmente nos momentos mais difíceis. Durante os anos 1576-1577, quando a peste avassalava a cidade, saía em procissão pelas ruas da cidade com uma corda no pescoço e uma cruz às costas, implorando a misericórdia de Deus. Morreu em 4 de novembro de 1584, com apenas 46 anos de idade. No seu túmulo está inscrito: Carlos, cardeal com o título de São Praxedes, arcebispo de Milão, que implora o socorro das orações do clero, do povo e dos devotos em geral, escolheu esta tumba, quando em vida. (Apud Padre Rohrbacher, Vol. XIX, p. 179.).


Prece da busca de Deus e dos irmãos.

Deus, nosso Pai, a exemplo de São Carlos Borromeu, abramos a nossa mente e o nosso coração ao vosso Espírito de Amor. Deixemo-nos converter pela vossa Palavra libertadora. Não negligenciemos a nossa vida espiritual. A cada dia vos busquemos com o coração sincero. Experimentemos a vossa ternura e a vossa bondade, mediante uma vida autêntica, dedicada aos irmãos sem mentiras e hipocrisias, fundamentada no vosso Evangelho. São Carlos Borromeu não se omitiu diante das exigências de seu tempo, procurando viver o amor de forma concreta, amparando e consolando os infelizes. Também nós sejamos solidários com nossos irmãos, especialmente os mais necessitados.


Créditos
Os Santos de Cada Dia
 José Benedito Alves

Reprodução autorizada pela
 Editora Paulinas

Organização desta página:
 Ubiratan H. O. Pimentel

Edição em HTML:
Fernando César de T. Santos


Para assinar a lista:............. [EMAIL PROTECTED]
Para enviar:.............................. [EMAIL PROTECTED]
Para sair da lista:.............. [EMAIL PROTECTED]
Nosso site:.............. http://www.geocities.com/listamensageiros/
Sugestões ou dúvidas:..... [EMAIL PROTECTED]

clique aqui Grupos.com.br
página do grupo diretório de grupos diretório de pessoas cancelar assinatura

Responder a