Santo do Dia
17/10/2001

 Santo inácio de antioquia

Santo Inácio de Antioquia viveu no segundo século e sofreu o martírio na cidade de Roma, durante a perseguição de Trajano, no ano 107. Foi o segundo bispo de Antioquia depois de São Pedro. Tudo indica que ele conheceu pessoalmente os apóstolos Pedro e Paulo. Por volta do ano 110 foi preso e conduzido à Roma para ser julgado. Durante a viagem, escreveu sete cartas, dirigidas à várias igrejas. Tais cartas constituem preciosos documentos sobre a Igreja primitiva, seus fundamentos teológicos, sua constituição hierárquica ... Foi levado acorrentado e terminou seus dias devorado pelas feras selvagens: Deixem-me ser a comida das feras, pelas quais me será dado saborear Deus. Eu sou o trigo de Deus. Tenho de ser triturado pelos dentes das feras, para tornar-me um pão puro de Cristo. (Apud Mário Sgarbossa, op. cit., p. 332.).

Prece da esperança cristã
Deus, nosso Pai, que as palavras de Santo Inácio de Antioquia sirvam hoje para nossa meditação. Animados pelo seu exemplo de fé e de confiança em vós, sejamos fortalecidos pela vossa graça. Assim testemunhemos com nossa vida o Evangelho do Deus vivo e verdadeiro:
Oxalá goze eu das feras que estão para mim destinadas e que, faço votos, se mostrem velozes para comigo! Eu mesmo as atiçarei para que me devorem rapidamente, e não seja eu como alguns, a quem, cheias de medo, elas não se atrevem a tocar. E se elas não quiserem aquilo que de boa vontade se lhes oferece, eu mesmo as obrigarei. Perdoai-me, eu sei o que me convém. Agora começo a ser discípulo. Nenhuma coisa, visível nem invisível, seja posta diante de mim por má vontade, impedindo-me alcançar Jesus Cristo. (apud José Leite, S.J. op. cit., Vol. III, p. 181).

Créditos
Os Santos de Cada Dia
 José Benedito Alves
Reprodução autorizada pela