Quinta-feira, 13 de dezembro de 2001
Memória de Santa Luzia, Virgem e Mártir,  cor litúrgica vermelha
"Cristo está perto de todos os que o invocam."

 Leitura:
Is 41, 13-20
Salmo:
145/144, 1 e 9.10-11.12-13ab
Evangelho:
Mt 11, 11-15

Santos do dia:
Luzia (304, virgem e mártir), Eustrácio (mártir), Judoco (668), Auberto (ou Autberto, 669, bispo de Cambrai e Arras), Odília (ou Otília, 720), João Marinoni (1562, beato), Antônio Grassi (1671).

Hoje:
Dia do Deficiente Visual, Dia do Marinheiro, Dia do Pedreiro e Dia do Lapidador

Leitura
Is 41, 13-20
EU SOU O TEU SALVADOR, O SANTO DE ISRAEL

13Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tomo pela mão e te digo: "Não temas; eu te ajudarei". 14Não tenhas medo, Jacó, pobre verme, não temais, homens de Israel. Eu vos ajudarei, diz o Senhor e Salvador, o santo de Israel. 15Eis que te transformei num carro novo de triturar, guarnecido de dentes de serra. Hás de triturar e despedaçar os montes, e reduzirás as colinas a poeira. 16Ao expô-los ao vento, o vento os levará e o temporal os dispersará; exultarás no Senhor e te alegrarás no santo de Israel.

17Pobres e necessitados procuram água, mas não há, estão com a língua seca de sede. Eu, o Senhor, os atenderei, eu, Deus de Israel, não os abandonarei. 18Farei nascer rios nas colinas escalvadas e fontes no meio dos vales; transformarei o deserto em lagos e a terra seca em nascentes de água. 19Plantarei no deserto o cedro, a acácia e a murta e a oliveira; crescerão no ermo o pinheiro, o olmo e o cipreste juntamente, 20para que os homens vejam e saibam, considerem e compreendam que a mão do Senhor fez essas coisas e o santo de Israel tudo criou.

Salmo
145/144, 1 e 9.10-11.12-13ab
Misericórdia e piedade é o Senhor!
 Ele é amor, é paciência, é compaixão

Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.

Evangelho
Mt 11, 11-15
NÃO SURGIU NENHUM MAIOR DO QUE JOÃO BATISTA.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 11"Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no reino dos céus é maior do que ele. 12Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. 13Com efeito, todos os profetas e a Lei profetizaram até João. 14E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. 15Quem tem ouvidos, ouça".

Comentando o Evangelho(*)
A VIOLÊNCIA DO REINO

Como entender a afirmação de Jesus, segundo a qual o Reino sofre violência e são os violentos que o conquistam"? Pensou-se tratar das duras renúncias exigidas dos discípulos do Reino; da violência dos que querem estabelecer o Reino pela força das armas, como queriam os zelotas; da tirania dos poderes demoníacos (dos homens perversos) que resistem ao Reino, apoderando-se dele e impedindo que outras pessoas façam parte dele, e o Reino cresça; do Reino abrindo caminho pelo mundo com violência.

Por um lado, quando Jesus começou a pregar, nos dias de João Batista, muita gente se converteu, esforçando-se para entrar no Reino. Tratando-se de uma proposta dura e exigente, era impossível acolhê-la sem abrir mão dos projetos pessoais e sem se predispor a "tomar, cada dia, a própria cruz" e pôr-se a seguir Jesus. Portanto, nada de contemporizar com o egoísmo e a maldade que corrompem o coração humano.

Por outro lado, desde o inicio de seu ministério, o Mestre viu-se às voltas com a violência das forças do anti­Reino, articuladas para neutralizá-lo, de modo a impedir que muitas pessoas entrassem nele. A trágica morte de João Batista serviu de presságio para o destino de Jesus.

O discípulo experimenta, pois, dois níveis de violência: um interno, enquanto combate seus vícios e pecados; e outro externo, enquanto é vítima da maldade dos inimigos do Reino.

(*) Jaldemir Vitório é sacerdote jesuíta, professor das Sagrada Escritura no Centro de Estudos Superiores, em Belo Horizonte, MG. Este comentário foi extraído do livro O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1998

João Batista é enaltecido por preparar o caminho do salvador. Foi testemunha daquele que veio revelar definitivamente o projeto de Deus. (LITURGIA DIÁRIA Nº 120, ©PAULUS)

clique aqui Grupos.com.br