08-2001

Série Vida De Jesus, Ditada por Ele Mesmo

(Baseada no Capitulo V)

Ocupa-se o Mestre de seu messianismo, que deu origem ao seu título de Filho de Deus, tomado resolutamente....

Irmãos meus, o titulo de filho de Deus elevava minha missão, purificando minha personalidade humana no presente e assegurava minha doutrina para o porvir. Com este titulo de filho de Deus eu renunciava a todas as honras, a todas as ambições da terra e meu espírito tinha que sair vitorioso em suas lutas com a natureza carnal. O titulo de filho de Deus, havia de converter-se em um meio de prestígio para dominar as massas, enquanto que poderia depois explicá-lo oportunamente aos homens mais iluminados. Dito prestígio me proporcionaria a possibilidade de ampliar meus alicerces e de assegurá-los Preocupava-me sobre tudo a posteridade e seu acolhimento parecia-me depender da fé que eu lhe chegaria a inspirar, considerando-se a minha luz como um reflexo da luz celeste.

Contudo, a solidão suscitava às vezes duvidas e temores em meu espírito e eu me interrogava a mim mesmo então se consistiria realmente em tudo aquilo o objetivo de minha vida. Espíritos perversos haveriam talvez me impelido por um falso caminho? – Seria frutífero o sacrifício de minha tranqüilidade e de minhas alegrias humanas? – Indecisões fatais, vos pondes em prova a fraqueza do espírito quando se encontra envolto na natureza corporal!

Jerusalém parecia-me lugar pouco favorável para implantar minha doutrina. Porém antes de deixá-la eu queria experimentar minhas forças e por em prática meus meios de ação sobre a multidão; apresentei-me, pois, no templo rodeado de meus fiéis sequazes.

Era costume que todo homem de alguma fama tomasse aí a palavra, coisa que eu tinha feito muitas vezes. Mas devo confessar que a eloquência sagrada me era difícil, e que em todos os meus discursos minha fraqueza se fazia evidente, pela luta que se estabelecia entre minha natureza física e o desejo veemente de manifestar meu pensamento. Os olhares que se fixavam em mim, muito de perto, e as interrupções freqüentes, eram suficientes para perturbar meus sentidos e desviar minha memória. Via-me então lançado em certa desordem de idéias e desenvolvia teorias alheias ao tema que primitivamente me havia proposto. Se bem tenha eu vencido mais tarde esta dificuldade, é digno de notar-se que aquele defeito dominava sempre em mim. Mas nesse dia devia preocupar-me muito das aparências, do efeito que devia produzir diante de pessoas dispostas a causar-me dano e diante de outras pessoas prontas a crer, em mim, a seguir-me.

Tomei como tema e minha conferência o seguinte: "A Majestade Divina em permanente emanação com suas obras", e me constitui em negador da eterna vingança de meu Pai amado.

O terror da gente, que até então me havia tido por um extravagante, cujas máximas não podiam inspirar apreensões, chegou ao cúmulo.

A maior parte dos ouvintes pendia de meus lábios, quando desenvolvi a idéia da correlação dos espíritos de Deus, na habitação passageira do homem.

Falando a respeito de minha filiação divina, com a ciência das honras de Deus para a criatura, vim colocar-me à frente dos reformadores de todos os tempos e como o precursor de um porvir de paz e de luz. Nessa filiação a favor de um só se encerravam promessas para a humanidade inteira, porquanto se bem que eu me atribuía a honra dessa filiação, acrescentava que todos os homens adquiririam a mesma honra. Depois, chegando ao ultimo juízo eu disse: "Deus virá sobre uma nuvem acompanhado de seu filho e dirá aos justos: Aproximai-vos de mim, e dirá aos réprobos, Apartai-vos de mim, permanecei no inferno até à purificação de vossas vidas."

Era a primeira vez que alguém se atrevia a admitir a purificação no inferno e a estranheza de meus ouvintes deu lugar a repetidas objeções, às quais eu respondia desenvolvendo minhas doutrinas. Minha presença ao lado de Deus foi interpretada como uma explosão imaginativa, o que aceitei.

A pregação nesse tempo, irmãos meus, não se impunha essa atenção muda e respeitosa como atualmente. A má fé do orador denunciava-me por sua indecisão ao responder às objeções dos ouvintes, e a paciência destes em escutar as demonstrações sábias e religiosas, era prova do trabalho de seus espíritos, que buscavam compreender os preceitos e a moral que destes resulta.

A maior parte dos homens que estavam presentes, nesse dia, às manifestações de meu pensamento, opinaram que eu era uma pessoa muito excêntrica, e que minhas palavras encerravam o anuncio de uma missão divina. Mas uma minoria de meus ouvintes interpretou meus propósitos como um atentado ao culto que se devia a Deus, e classificou de rebelião minha resolução de esfacelar as antigas crenças.

Sai do templo aclamado pela multidão, mas não se me ocultaram os olhares de ódio e as ameaças dos que já se haviam declarado meus inimigos. Ao tornar a entrar fui aclamado freneticamente, ficando nesse momento equilibrado por meus fiéis, o poder dos sacerdotes. Creio que, se meus perseguidores houvessem demonstrado naquele momentos suas intenções, e tivessem posto em prática a primeira parte de seu programa, minha personalidade se teria colocado imediatamente a uma altura inacessível para os assaltos e para as falsas interpretações daqueles que queriam obscurecer minha fama, quer seja intentando divinizar uma creatura ou combatendo grosseiramente o duplo sentido com a injuria ou ainda sustentando a impiedade ao negar o caráter divino de minha mensagem.

Separei-me dessa multidão que talvez me houvesse aturdido, porém repito que, se tivesse permanecido por mais tempo em Jerusalém, haveria persistido o entusiasmo de meus aliados, e a impotência dos meus inimigos. A mesma forma de morte haveria terminado minha vida, na mesma época, porém, quantos trabalhos se teriam realizado, quantos discípulos inteligentes se teriam reunido, quanta ressonância e que resultados seriam conseguidos! Irmãos meus – peçamos a Deus o advento dessa religião universal tão esperada, que fará resplandecer Deus e a sua providência, Deus e o seu amor!

A natureza humana é viciosa porque o homem nasce da lubricidade. Mas, passando pelas provas da carne, o homem desliga-se desta natureza pela froça de sua vontade, e achando-se o sentimento humano subordinado ao sentimento religioso, o espírito adquire o desenvolvimento que o aproxima à pura ess6encia de Deus. Trabalhai neste desenvolvimento, irmãos meus, sublime religião de Deus vô-lo recomenda.

Eu sou o anjo de vida e digo:

"A vida é eterna, os sofrimentos apenas duram poucos dias; sofrei com coragem, a sublime religião de Deus vô-lo recomenda".

Eu sou o espírito de luz e digo:

"A alegria inundará aos que tenham caminhado na luz".

Irmãos meus, a sublime religião de Deus vos ordena demonstrar vossa fé, aspirando o ar da liberdade de vossa alma; adornar vosso espírito, buscando o caminho da verdadeira felicidade, humilhar vosso corpo, cansando-o com o exercício da caridade, privando-o das honras faustosas e dos gozos grosseiros, elevando-o acima dos instintos da natureza animal no esta tem de mais feroz e asqueroso. Pedi à luz a verdade do porvir que esta muito acima das mentiras e loucuras da terra. Pedi e recebereis, irmãos meus, porque eu sou o espírito de luz e vos amo.

- Purificai vossa natureza carnal, ó vós que quereis entrar em comunicação com os espíritos puros; pedi luz à ciência de Deus, ó vós que desejais viver e morrer na paz e no amor!

(Extraído do livro Vida de Jesus Ditada por Ele Mesmo; 3ª Ed.; São Raphael Ltda. RJ.)

( Nota: - Se você perdeu alguma destas mensagens e quiser obtê-la, basta enviar-me um pedido em PVT com o numero do escrito desejado).

clique aqui Grupos.com.br