Sexta-feira, 21 de dezembro de 2001
Terceira semana do tempo do Advento, cor litúrgica roxa
"Poder de Cristo criador, seu amor redentor."

 Leitura:
Ct 2, 8-14
Salmo:
33/32, 2-3. 11-12. 20-21
Evangelho:
Lc 1, 39-45

Santos do dia:
Tomé (Apóstolo), Anastácio II de Antioquia (bispo e mártir).


Leitura
Ct 2, 8-14
EIS O MEU AMADO QUE VEM SALTANDO PELOS MONTES

8É a voz do meu amado! Eis que ele vem saltando pelos montes, pulando sobre as colinas. 9O meu amado parece uma gazela, ou um cervo ainda novo. Eis que ele está de pé atrás de nossa parede, espiando pelas janelas, observando através das grades.

10O meu amado me fala dizendo: "Levanta-te, minha amada, minha rola, formosa minha, e vem! 11O inverno lá passou, as chuvas pararam e já se foram. 12No campo aparecem as flores, chegou o tempo das canções, a rola já faz ouvir seu canto em nos­sa terra. 13Da figueira brotam os primeiros frutos, soltam perfume as vinhas em flor. Levanta-te, minha amada, formosa minha, e vem! 14Minha rola, que moras nas fendas da rocha, no esconderijo escarpado, mostra-me teu rosto, deixa-me ouvir tua voz! Pois a tua voz é tão doce, e gracioso o teu semblante".

   

Salmo
33/32, 2-3. 11-12. 20-21 (R/. 1a e 3a)
Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
 Cantai para o Senhor um canto novo!

Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai­o! Cantai para o Senhor um canto novo, com arte sustentai a louvação!

Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que ele traz no coração, de geração em geração, vão perdurar. Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança!

No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Por isso o nosso coração se alegra nele, seu santo nome é nossa única esperança.

 

Evangelho
Lc 1, 39-45
COMO POSSO MERECER QUE A MÃE DO MEU SENHOR VENHA VISITAR-ME?

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu".

Comentando o Evangelho(*)
O PERFIL DE MARIA

As palavras inspiradas de Isabel, ao se encontrar com sua prima Maria traçam o perfil de quem tinha sido destinada a ser a mãe do Salvador.

Maria é a mulher bendita por excelência. Repousando sobre ela as bênçãos divinas, sua vida estava indissociavelmente ligada a Deus. Sem deixar de ser humilde serva, sua humanidade revestia-se de um brilho especial. Tornava-se um modelo não apenas de mulher, mas de ser humano.

Maria trazia em seu ventre um fruto santo. A prole era um dos indicadores seguros da bênção divina. A humilde Virgem de Nazaré recebera, porém, uma bênção suplementar: a de ser a mãe do Messias. Tudo isto por estar disposta a ser totalmente fiel a Deus.  

Maria é mulher de fé. Aqui reside a sua verdadeira grandeza, pois a maternidade decorre desta sua virtude. E sua fé se desdobra em forma de confiança e entrega disponível nas mãos de Deus. Porque crê, assume o projeto divino, embora desconhecendo como irá realizar-se. Joga-se, inteiramente, nas mãos de Deus, certa de não ficar decepcionada.

Maria é a mãe do Senhor de todos os povos. A exclamação de Isabel: "Como posso merecer que a mãe de meu Senhor venha me visitar?" revela as reais dimensões da maternidade de Maria. O Senhor de Isabel é o Senhor do povo de Israel e Senhor de todos quantos haveriam de crer. Este Senhor de toda a humanidade estava ali, no ventre de Maria.

 

(*) Jaldemir Vitório é sacerdote jesuíta, professor das Sagrada Escritura no Centro de Estudos Superiores, em Belo Horizonte, MG. Este comentário foi extraído do livro O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1998

No seio de sua mãe, João Batista recebe o Espírito e reconhece o Messias. Maria é bem-aventurada porque soube, com alegria e amor, aceitar o projeto e desígnio de Deus. (LITURGIA DIÁRIA Nº 120, ©PAULUS)

Para assinar a lista:............. [EMAIL PROTECTED]
Para enviar:.............................. [EMAIL PROTECTED]
Para sair da lista:.............. [EMAIL PROTECTED]
Nosso site:.............. http://www.geocities.com/listamensageiros/
Sugestões ou dúvidas:..... [EMAIL PROTECTED]

clique aqui Grupos.com.br
página do grupo diretório de grupos diretório de pessoas cancelar assinatura

Attachment: evan.gif
Description: GIF image

Reply via email to