Santo do Dia
29/12/2001

são tomás becket

São Tomás Becket era da Normandia e nasceu no ano 1117. Foi considerado um dos homens mais influentes tanto no campo da política como no da religião. Era um clérico não-ordenado a serviço do arcebispo de Canterbury. Em 1154 foi nomeado chanceler do reino por Henrique II, cargo que desempenhou com competência e fidelidade. Em 1162 foi ordenado sacerdote e sagrado bispo logo depois, acatando com relutância a indicação do rei para ocupar a sede primaz de Canterbury. Sua vida se modificou completamente. Passou a viver na simplicidade e na pobreza, colocando-se inteiramente a serviço dos necessitados. O rei sentiu-se traído por não contar mais com os préstimos de Tomás e especialmente por ele se colocar ao lado do papa e contra as suas posições de monarca. São Tomás teve, então, de fugir para a França, buscando proteção junto a Luis VII. Os seus bens foram confiscados, os parentes perseguidos. Em obediência ao papa, retornou à sua sede episcopal. A situação se agrava ainda mais. O rei acusa seus nobres, dizendo: Covardes. Esse homem a quem eu vesti e alimentei e cumulei de honras se levanta contra mim, e ninguém dentre os meus é capaz de vingar minha honra e livrar-me desse padre insolente? (Apud Pe. Luís Palacin, op. cit., p. 201). Embora avisado de que a sua vida corria perigo, não se defendeu. Foi assassinado a golpes de espada quando entrava na Catedral para a oração da noite.

Prece do serviço pela libertação

Deus, nosso Pai, São Tomás descobriu que a verdadeira realeza é servir, ser fiel ao Senhor dos senhores, aquele que tem a chave e o domínio da história.
A seu exemplo, dai-nos a santa ousadia de não nos deixarmos intimidar e explorar pelos poderosos. Fazei-nos compreender que o vosso desejo é que sejamos livres, libertos de todo medo, porque Jesus, vosso Filho, deu o exemplo, mediante uma vida íntegra, livre, autêntica, fiel à vossa vontade e ao vosso desígnio de salvação. Por isso vós o ressuscitastes. Que a certeza da ressurreição nos liberte de todo medo e nos fortaleça o espírito para enfrentarmos as adversidades, as injustiças, as mentiras e ameaças, com dignidade, destemor e paciência ...

Créditos
Os Santos de Cada Dia
José Benedito Alves, Paulinas
Reprodução autorizada pela Editora

Organização desta página:
 Ubiratan H. O. Pimentel

Edição em HTML:
Fernando César de T. Santos
MUNDO CATÓLICO WEB SITE - Página criada em 24/12/97

clique aqui Grupos.com.br