Segunda-feira, 31 de dezembro de 2001
Oitava do Natal, cor litúrgica branca
"O Senhor exaltado na cruz, rei e Senhor do universo."

 Leitura:
1Jo 2, 18-21
Salmo:
96/95, 1-2. 11-12.13
Evangelho:
Jo 1, 1-18

Santos do dia:
Silvestre I (335, papa), Colomba de Sens (virgem e mártir), Melânia (A Jovem, viúva, 439), Israel (1014, beato), Catarina Labouré.

Hoje:
Dia da Esperança e dia das Devluções


Leitura
1Jo 2, 18-21
NENHUMA MENTIRA PROVÉM DA VERDADE

18Filhinhos, esta é a última hora. Ouvistes dizer que o anticristo virá. Com efeito, muitos anticristos já apareceram. Por isso, sabemos que chegou a última hora. 19Eles saíram do nosso meio, mas não eram dos nossos, pois se fossem realmente dos nossos, teriam permanecido conosco. Mas era necessário ficar claro que nem todos são dos nossos. 20Vós já recebestes a unção do santo, e todos tendes conhecimento. 21Se eu vos escrevi, não é porque ignorais a verdade, mas porque a conheceis, e porque nenhuma mentira provém da verdade.

   

Salmo
96/95, 1-2. 11-12.13
O CÉU SE REJUBILE E EXULTE A TERRA!

Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome! Dia após dia anunciai sua salvação.

O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas.

Na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade.

 

Evangelho
Jo 1, 1-18
E A PALAVRA SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS

1No princípio era a palavra, e a palavra estava com Deus; e a palavra era Deus. 2No principio estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. 4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. 6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.

10A palavra estava no mundo - e o mundo foi feito por meio dela - mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. 12Mas, a todos que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo. 14E a palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele, João dá testemunho, clamando: "Este é aquele de quem eu disse: 'O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim"' 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu conhecer.

Comentando o Evangelho(*)
O VERBO ERA PREEXISTENTE EM DEUS E PARTÍCIPE DA OBRA CRIADORA

No princípio: assim começa o Gênesis, a torá, a Bíblia dos hebreus. João o corrige remontando-se a um princípio anterior a Gn 1, 1: é o Logros (= Palavra, Verbo). A Palavra se dirige a Deus: no Antigo Testamento há uma fórmula profética básica que, com variações morfológicas ou de nomes, se lê umas cem vezes: "a palavra de Deus..." João teria recolhido e corrigido paradoxalmente a fórmula, tornando a Palavra sujeito e Deus destinatário. O paradoxo se resolve esclarecendo que a Palavra era Deus.

O Logos se apresenta em pessoa, toma "carne" (en-carna-ção), se faz simples homem; o tema da "carne" retorna em passagens importantes do Novo Testamento. Arma a "tenda" onde se manifesta sua "glória". Não como no templo feito por homens: "Então a nuvem cobriu a tenda do encontro e a glória do Senhor encheu o santuário", mas como Filho único do Pai; como um filho único que herda tudo.

Historicamente João é precursor de Jesus. Será personagem importante na primeira parte do evangelho. Como uma sentinela que aguarda a aurora para gritar que é dia, assim João anuncia, como testemunha, a chegada da luz. O símbolo da luz domina esse evangelho, junto com o da vida.

Para João o Verbo era preexistente em Deus e partícipe da obra criadora; veio à terra para cumprir a missão que lhe é confiada pelo Pai; revela-o aos homens; volta a ele uma vez cumprida sua missão. A novidade no Novo Testamento está no fato de que a Sabedoria, a Palavra, é Deus e é pessoa distinta do Pai. O Natal é revelação do Emanuel, do Deus conosco.

 

(*) Jaldemir Vitório é sacerdote jesuíta, professor das Sagrada Escritura no Centro de Estudos Superiores, em Belo Horizonte, MG. Este comentário foi extraído do livro O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1998

No princípio da criação Jesus já existia em Deus. No seu nascimento, é revelado quem é o Pai, e também toda sua sabedoria. (LITURGIA DIÁRIA Nº 120, ©PAULUS)

Para assinar a lista:............. [EMAIL PROTECTED]
Para enviar:.............................. [EMAIL PROTECTED]
Para sair da lista:.............. [EMAIL PROTECTED]
Nosso site:.............. http://www.geocities.com/listamensageiros/
Sugestões ou dúvidas:..... [EMAIL PROTECTED]

clique aqui Grupos.com.br
página do grupo diretório de grupos diretório de pessoas cancelar assinatura

Attachment: evan.gif
Description: GIF image

Responder a