Segunda, 14 de janeiro de 2002
Primeira semana do tempo comum, cor litúrgica verde
Dia do Treinador de Futebol

1ª Leitura:
1Sm 1, 1-8
Salmo:
115(116B), 12-13.14-17.18-19
Evangelho:
Mc 1, 14-20

Santos do dia:
Dácio, Odorico de Pordenone, Ida, Remígio (533 DC, bispo), Malaquias (séc.V, AC, profeta), Félix (260 DC, sacerdote de Nola e confessor), Daciano (552 DC, bispo de Milão), Sabas (1237 DC, Sérvia), João de Ribera (bispo), Eufrásio (bispo), Pedro Donders (beato presbítero).

Leitura
1Sm 1, 1-8
A INFÂNCIA DE SAMUEL E A PEREGRINAÇÃO A SILO

1 Era uma vez um homem de Ramataim, sufita do monte Efraim.Chamava-se Elcana e era filho de Jeroam, neto de Eliú, bisneto de Tou e trineto de Suf, o efraimita. 2 Tinha duas mulheres; uma se chamava Ana e a outra Fenena; esta tinha filhos e Ana não os tinha. 3 Cada ano este homem subia da sua cidade a Silo, para prestar culto e oferecer um sacrifício ao Senhor Todo-poderoso. Lá os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, desempenhavam as funções sacerdotais do Senhor.

4 Um dia em que Elcana oferecia o sacrifício, deu à sua esposa Fenena e a todos seus filhos e filhas as porções que lhe cabiam. 5 Mas a Ana deu uma porção escolhida, pois ele a amava, embora o Senhor a tivesse tornado estéril. 6 Então a rival a magoava continuamente para humilhá-la pelo fato de o Senhor a ter tornado estéril. 7 E assim ele fazia ano por ano: cada vez que ela subia à casa do Senhor, a outra a magoava da mesma maneira; ela chorava e não conseguia se alimentar. 8 Então o marido, Elcana, lhe disse: "Ana, por que estás chorando e por que não queres comer? Por que o teu coração está tão deprimido? Então eu não valho mais que dez filhos?"

Salmo
115(116B), 12-13.14-17.18-19 (R/.17a)
OFERTO AO SENHOR UM SACRIFÍCIO DE LOUVOR

12 Como pagarei ao Senhor todo o bem que me fez? 13 Elevarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor .

14 Cumprirei meus votos diante do Senhor na presença de todo o povo. 15É dolorosa aos olhos do Senhor a morte de seus fiéis. 16 Porque sou teu servo, Senhor – teu servo, filho de tua serva –, rompeste meus grilhões. 17Oferecer-te-ei um sacrifício de ação de graças, invocando o nome do Senhor .

18 Cumprirei meus votos diante do Senhor na presença de todo o povo, 19 nos átrios da casa do Senhor, em teu centro, Jerusalém. Aleluia!

Evangelho
Mc 1, 14-20
CONVERTEI-VOS E CREDE NO EVANGELHO

14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus e dizendo: 15"O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no evangelho!" 16E, passando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: "Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens". 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus.

19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus.

Comentando o Evangelho(*)
COMPLETOU-SE O TEMPO!

A irrupção de Jesus, na nossa história, pôs fim ao anseio de salvação, longamente acalentado pela humanidade pecadora. Ao proclamar ter-se completado o tempo, afirmava ter chegado a libertação, e, com ela, a possibilidade de se criar um mundo novo, onde o império do pecado e do egoísmo seria desarticulado, para dar lugar ao amor. Em outras palavras, um mundo regido pela vontade de Deus.

Na língua grega, este tempo é chamado de kairós, distinto do tempo cronológico, mensurável. O kairós é um tempo especial, irrepetível. E aquele momento exato, em que nos defrontamos com a possibilidade única de fazer algo de grandioso, ou em que alguma coisa importante está acontecendo em nossa vida. O Mestre situa-se, exatamente, neste tempo oportuno, dando-lhe uma consistência especial.

Neste contexto de kairós, a admoestação de Jesus assume maior gravidade: "Mudem de mentalidade e se convertam ao Evangelho!". É o ser humano confrontado com a exigência de romper as amarras do egoísmo a fim de voltar-se, decidido, para o projeto de Reino querido pelo Pai.

Sendo um apelo irrepetível, urge acolhê-lo, decididamente, com sua exigência de ruptura com o passado, para abraçar a novidade oferecida por Deus. E pura insensatez adiar o momento da conversão. A prudência aconselha a não perder esta oportunidade singular.

(*) Jaldemir Vitório é sacerdote jesuíta, professor das Sagrada Escritura no Centro de Estudos Superiores, em Belo Horizonte, MG. Este comentário foi extraído do livro O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1998

Para assinar a lista:............. [EMAIL PROTECTED]
Para enviar:.............................. [EMAIL PROTECTED]
Para sair da lista:.............. [EMAIL PROTECTED]
Nosso site:.............. http://www.geocities.com/listamensageiros/
Sugestões ou dúvidas:..... [EMAIL PROTECTED]

clique aqui Grupos.com.br