Segunda-feira, 13 de maio de 2002
Sétima Semana da Páscoa, cor litúrgica branca
Dia da Fraternidade Brasileira, Dia da Abolição da Escravatura, Dia do Automóvel, dia do Zootecnista

Leitura:
At 19, 1-8
Salmo:
67 (68), 2-3.4-5ac.6-7ab
Evangelho:
Jo 16, 29-33

Santos do dia:
João  "O Silencioso" (Bispo e Eremita, Nicópolis, Armênia), Júlia Billiart, Fátima, Apariçãode Nossa Senhora a três crianças (Fátima, Portugal). Glicéria (Virgem e mártir), Servácio (bispo de Tongres e de Maastricht), João (o Silencioso), Inês (abadessa), Discíola, Roberto Belarmino (Arcebispo de Cápua e Cardeal, Doutor da Igreja), Múcio (mártir), Erconvaldo (Bispo de Londres), Eutímio "O Iluminador" (Abade), Imelda (Beata, virgem), Juliana de Nórvico (beata, Virgem), Pedro Regalato, André Humberto Fournet (co-fundador das Filhas da Cruz), Juliano do Valle (Confessor franciscano da 1ª Ordem).


Leitura
At 19, 1-8 
VÓS RECEBESTES O ESPÍRITO SANTO  QUANDO ABRAÇASTES A FÉ?

1Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as regiões montanhosas e chegou a Éfeso. Aí encontrou alguns discípulos e perguntou-lhes: 2"Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?" Eles responderam: "Nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo!" 3Então Paulo perguntou: "Que batismo vós recebestes?" Eles responderam: "O batismo de João". 4Paulo disse-lhes: "João administrava um batismo de conversão, dizendo ao povo que acreditasse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus". 5Tendo ouvido isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus. 6Paulo impôs-lhes as mãos e sobre eles desceu o Espírito Santo. Começaram então a falar em línguas e a profetizar. 7Ao todo, eram uns doze homens. 8Paulo foi então à sinagoga e, durante três meses, falava com toda convicção, discutindo e procurando convencer os ouvintes sobre o reino de Deus.

   

Salmo
67 (68), 2-3.4-5ac.6-7ab (R/.33a)
REINOS DA TERRA, CANTAI AO SENHOR

Eis que Deus se põe de pé, e os inimigos se dispersam! Fogem longe de sua face os que odeiam o Senhor! Como a fumaça se dissipa, assim também os dissipais, como a cera se derrete, ao contato com o fogo, assim pereçam os iníquos ante a face do Senhor!

Mas os justos se alegram na presença do Senhor, rejubilam satisfeitos e exultam de alegria! Cantai a Deus, a Deus louvai, cantai um salmo a seu nome! O seu nome é Senhor: exulta diante dele!

Dos órfãos ele é pai, e das viúvas protetor; é assim o nosso Deus em sua santa habitação. É o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados, quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura.

 


Evangelho
Jo 16, 29-33
TENDE CORAGEM! EU VENCI O MUNDO!

Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: "Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus". 31Jesus respondeu: "Credes agora?

32Eis que vem a hora - e já chegou - em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só porque o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas, tende coragem! Eu venci o mundo!"

Comentando o Evangelho(1)
EU VENCI O MUNDO!

O mundo, entendido como força de oposição a Jesus e empecilho para a realização de sua obra, está em contínuo conflito com o Filho de Deus. Em todo o seu ministério houve uma luta ininterrupta com o mundo.

Desde o inicio, este procurou desconhecer a Palavra revelada por Jesus. Também cultivou um terrível ódio contra ele, porque desmascarava a malícia de suas obras. O mundo maquinou a morte de Jesus, arregimentando todos os inimigos e tentando convencê-los de que o Mestre era um blasfemo e inimigo da nação. Ademais, o mundo assumiu a postura ridícula de reconhecer o imperador romano como rei, porque isto lhe convinha para confirmar a sentença capital contra o enviado de Deus.

O mundo encarna o poder das trevas, da morte, da mentira e do pecado. Por isso, não podia chegar a um acordo com quem era luz e tinha por missão gerar vida e verdade e, assim, fazer a graça divina jorrar sobre toda a humanidade. Mas, a cegueira apossou-se do mundo, impedindo-o de chegar à verdade. Sua auto-suficiência fê-lo desprezar a oferta divina de salvação, proclamada pelo Filho de Deus.

Jesus tem consciência de ter vencido o mundo, embora tivesse de passar pela morte de cruz. Sua vitória resultou da ação conjunta com o Pai. Afinal, ao se levantar contra Jesus, o mundo se insurgia contra o próprio Deus. Seria ingenuidade ter a pretensão de vencê-los!

 

(1) Jaldemir Vitório é sacerdote jesuíta, professor das Sagrada Escritura no Centro de Estudos Superiores, em Belo Horizonte, MG. Este comentário foi extraído do livro O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1998

Para assinar a lista:............. [EMAIL PROTECTED]
Para enviar:.............................. [EMAIL PROTECTED]
Para sair da lista:.............. [EMAIL PROTECTED]
Nosso site:.............. http://www.geocities.com/listamensageiros/
Sugestões ou dúvidas:..... [EMAIL PROTECTED]

clique aqui Grupos.com.br
página do grupo diretório de grupos diretório de pessoas cancelar assinatura

Attachment: evan.gif
Description: GIF image

Responder a