Domingo, 30 de junho de 2002
      Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos, cor litúrgica vermelha
      Dia do Papa

      1ª Leitura:
      At 12, 1-11 Salmo:
      33(34), 2-3.4-5.6-7.8-9 2ª Leitura:
      2Tm 4, 6-8.17-18 Evangelho:
      Mt 16, 13-19
      Santos do dia:
      Os primeiros mártires da Igreja de Roma, Luciana, Basílides (soldado),
Teobaldo, Bertrando (bispo de Le Mans), Marcial, Tibau, Bem-Aventurado
Filipe Powell (Tyburn, Londres, pertencia à Ordem beneditina)

      Oração do dia:
      Ó Deus, que hoje nos concedeis a alegria de festejar são Pedro e são
Paulo, concedei à vossa Igreja seguir em tudo os ensinamentos destes
apóstolos que nos deram as primícias da fé.

      I Leitura
      At 12, 1-11
      AGORA SEI QUE O SENHOR ENVIOU O SEU ANJO PARA
      ME LIBERTAR DO PODER DE HERODES

      Naqueles dias, 1o rei Herodes prendeu alguns membros da Igreja, para
torturá-los. 2Mandou matar a espada Tiago, irmão de João. 3E, vendo que isso
agradava aos judeus, mandou também prender a Pedro. Eram os dias dos pães
ázimos. 4Depois de prender Pedro, Herodes colocou-o na prisão, guardado por
quatro grupos de soldados, com quatro soldados cada um. Herodes tinha a
intenção de apresentá-lo ao povo, depois da festa da páscoa. 5Enquanto Pedro
era mantido na prisão, a Igreja rezava continuamente a Deus por ele.
6Herodes estava para apresentá-lo. Naquela mesma noite, Pedro dormia entre
dois soldados, preso com duas correntes; e os guardas vigiavam a porta da
prisão. 7Eis que apareceu o anjo do Senhor e uma luz iluminou a cela. O anjo
tocou o ombro de Pedro, acordou-o e disse: "Levanta-te pressa!" As correntes
caíram-lhe das mãos. 8O anjo continuou: "Coloca o cinto e calça tuas
sandálias!" Pedro obedeceu e o anjo lhe disse: "Põe tua capa e vem comigo!"
9Pedro acompanhou-o, e não sabia que era realidade o que estava acontecendo
por meio do anjo, pois pensava que aquilo era uma visão. 10Depois de
passarem pela primeira e segunda guarda, chegaram ao portão de ferro que
dava para a cidade. O portão abriu-se sozinho. Eles saíram, caminharam por
uma rua e logo depois o anjo o deixou. 11Então Pedro caiu em si e disse:
"Agora sei, de fato, que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar do
poder de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava!"

      Salmo
      33(34), 2-3.4-5.6-7.8-9 (R/.5)
      DE TODOS OS TEMORES ME LIVROU O SENHOR DEUS

      Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em
minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se
alegrem!

      Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome!
Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.

      Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de
vergonha! Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido, e o Senhor o libertou de
toda angústia.

      O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva.
Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu
refúgio!

      II Leitura
      2Tm 4, 6-8.17-18
      AGORA ESTÁ RESERVADA PARA MIM A COROA DA JUSTIÇA

      Caríssimo, 6quanto a mim, eu já estou para ser derramado em
sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. 7Combati o bom combate,
completei a corrida, guardei a fé. 8Agora está reservada para mim a coroa da
justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim,
mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa.

      17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a
mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as
nações; e eu fui libertado da boca do leão. 18O Senhor me libertará de todo
mal e me salvará para o seu Reino celeste. A ele a glória, pelos séculos dos
séculos! Amém.

      Evangelho
      Mt 16, 13-19
      TU ÉS PEDRO E EU TE DAREI AS CHAVES DO REINO DOS CÉUS

      Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali
perguntou aos seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?"

      14EIes responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros que é
Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas". 15Então Jesus
lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" 16Simão Pedro respondeu:
"Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". 17Respondendo, Jesus lhe disse:
"Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te
revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és
Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno
nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que
tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra
será desligado nos céus".

      Comentando o Evangelho(1)
      FÉ E MISSÃO

      A missão de liderança confiada a Pedro exigiu dele uma explicitação de
sua fé. Antes de assumir o papel de guia da comunidade, foi preciso deixar
claro seu pensamento a respeito de Jesus, de forma a prevenir futuros
desvios.

      Se tivesse Jesus na conta de um messias puramente humano, correria o
risco de transformar a comunidade numa espécie de grupo guerrilheiro,
disposto a impor o Reino de Deus a ferro e fogo. A violência seria o caminho
escolhido para fazer o Reino acontecer.

      Se o considerasse um dos antigos profetas reencarnados, transformaria
a Boa Nova do Reino numa proclamação apocalíptica do fim do mundo, impondo
medo e terror. De fato, pensava-se que, no final dos tempos, muitos profetas
do passado haveriam de reaparecer.

      Se a fé de Pedro fosse imprecisa, não sabendo bem a quem havia
confiado a sua vida, correria o risco de proclamar uma mensagem insossa, e
levar a comunidade a ser como um sal que perdeu seu sabor, ou uma luz posta
no lugar indevido.

      Só depois que Pedro professou sua fé em Jesus, como o "Messias, o
Filho do Deus vivo", foi-lhe confiada a tarefa de ser "pedra" sobre a qual
seria construída a comunidade dos discípulos: a sua Igreja. Entre muitos
percalços, esse apóstolo deu provas de sua adesão a Jesus, selando o seu
testemunho com a própria vida, demonstração suprema de sua fé. Portanto, sua
missão foi levada até o fim.

            (1) Jaldemir Vitório é sacerdote jesuíta, professor das Sagrada
Escritura no Centro de Estudos Superiores, em Belo Horizonte, MG. Este
comentário foi extraído do livro O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A,
©Paulinas, 1998

Grupos.com.br - A vida acontece em grupos