Terça-feira, 2 de julho de 2002
13ª Semana do Tempo Comum, Ano "A", cor verde
Dia do Bombeiro

Leitura:
Am 3, 1-8;4, 11-12
Salmo:
5, 5-6.7.8 (R/.9a) 
Evangelho:
Mt 8, 23-27

Santos do dia:
Otão (ou Oto de Bamberga), Monegundes, Pedro de Luxemburgo, Processo (mártir), Martiniano (mártir), Monegunda (viúva de Chartres), Suetônio (Inglaterra), Otão (Bamberg), Bernardino Realino (Apúlia)

Oração do dia:
Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade.


Leitura
Am 3, 1-8;4, 11-12
PREPARA-TE, ISRAEL, PARA AJUSTAR CONTAS COM O TEU DEUS

3,1Ouvi, filhos de Israel, a palavra que disse o Senhor para vós e para todas as tribos que eu retirei do Egito: 2"Dentre todas as nações da terra, somente a vós reconheci; por isso usarei o castigo por todas as vossas iniqüidades. 3Se duas pessoas caminham juntas, não é porque estão de acordo? 4Se o leão ruge na selva, não é porque encontrou a presa? Se no covil rosna o filhote do leão, não é porque agarrou sua parte?

5Acaso, sem armadilha, se prende uma ave no chão? Acaso dispara a armadilha, antes de capturar a presa? 6Se ressoa na cidade o toque da trombeta, não fica a população apavorada? Se acontece uma desgraça na cidade, não foi o Senhor que fez? 7Pois nada fará o Senhor Deus, que não revele o plano a seus servos, os profetas. 8Ruge o leão, quem não terá medo? Falou o Senhor Deus, quem não será seu profeta?"

4,11"Eu arrasei-vos, como arrasei Sodoma e Gomorra, e ficastes como um tição, retirado da fogueira; e, contudo, não voltastes para mim", diz o Senhor. 12Por isso, assim te tratarei, Israel; e, porque sabes como te vou tratar, prepara-te, Israel, para ajustar contas com o teu Deus.

   

Salmo
5, 5-6.7.8 (R/.9a) 
NA VOSSA JUSTIÇA, GUIAI-ME, SENHOR!

Não sois um Deus a quem agrade a iniqüidade, não pode o mau morar convosco; nem os ímpios poderão permanecer perante os vossos olhos.

Detestais o que pratica a iniqüidade e destruís o mentiroso. Senhor, abominais o sanguinário, o perverso e enganador.

Eu, porém, por vossa graça generosa, posso entrar em vossa casa. E, voltado reverente ao vosso templo, com respeito vos adoro.


Evangelho
Mt 8, 23-27
ATÉ OS VENTOS E O MAR LHE OBEDECEM

Naquele tempo, 23Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. 24E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia.

25Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: "Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!" 26Jesus respondeu: "Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?" Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria.

27Os homens ficaram admirados e diziam: "Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?"

Comentando o Evangelho(1)
ENFRENTANDO AS TEMPESTADES

A tempestade no lago de Genesaré prefigurava as que haveriam de se abater sobre os discípulos de Jesus, a caminho de terras distantes, a serviço do Reino. Seria ingênuo sonhar com acolhidas calorosas ou sucessos fáceis. Era preciso contar com reveses, perseguições e até com a perspectiva de morte violenta.

Como agir nestas situações dramáticas? A tentação imediata seria deixar-se abater diante do fracasso irremediável, num evidente sinal de falta de fé. O desespero resultaria do sentimento de abandono e de solidão, como se o apóstolo estivesse entregue á própria sorte. Seria fatal tomar este caminho que levaria com toda certeza, á frustração.

É mister agir de maneira diferente, e saber-se em companhia do Senhor, com o qual se pode contar, e junto a quem se encontra amparo e proteção. Ele é o Senhor da História. Nada escapa ao seu poder, como se vê na maneira decidida com que deu ordens ao vento e ao mar, e estes lhe obedeceram, acalmando-se imediatamente.

Tendo o Senhor junto de si, o apóstolo enfrentará toda e qualquer tempestade, sem se apavorar. A presença do Mestre jamais eliminará perseguições e adversidades, apenas possibilitará ao apóstolo enfrentá-las e superá-las de maneira conveniente. Será uma maneira excelente de dar testemunho do Reino e mostrar que o Ressuscitado está vivo e atuante junto aos seus enviados.

Primeira Leitura(2)
QUEM NÃO SERÁ SEU PROFETA?

Deus escolheu Israel entre todas as nações, estreitou com ele relação de amor e salvação. Da escolha nasceu uma grande responsabilidade, à qual o povo da aliança faltou. Não por arbítrio, porém forçado pelo impulso divino (os exemplos dos versículos 3-6 querem justamente ilustrar que a intervenção de Amós tem uma razão precisa: o chamado de Deus), denuncia o profeta as desordens morais e a falsa religiosidade do reino do Norte. Uma série de castigos deveria Ter induzido Israel à conversão, mas foi inútil a pedagogia divina. Prepare-se Israel, portanto, para se encontrar com Deus. O encontro com Deus juiz coincidirá com o desencadear da suprema desdita.

 

Salmo(3)
ORAÇÃO DA MANHÃ

Neste lamento o salmista compara a segurança da casa do Senhor com o perigo da companhia dos maus. Roga, então, insistentemente que Deus lhe dê ouvidos. Ambos os mundos - o perigo dos maus e o júbilo dos justos - são imaginados de maneira concreta.

 

(1) Jaldemir Vitório é sacerdote jesuíta, professor das Sagrada Escritura no Centro de Estudos     Superiores, em Belo Horizonte, MG. Este comentário foi extraído do livro O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1998
(2) MISSAL COTIDIANO, pág. 967,
©Paulus, 1997
(3) Trechos do COMENTÁRIO BÍBLICO, pág. 187, ©Edições Loyola, 1999 e BÍBLIA DE JERUSALÉM, ©Paulinas, 1991

Para assinar a lista:............. [EMAIL PROTECTED]
Para enviar:.............................. [EMAIL PROTECTED]
Para sair da lista:.............. [EMAIL PROTECTED]
Nosso site:.............. http://www.geocities.com/listamensageiros/
Sugestões ou dúvidas:..... [EMAIL PROTECTED]

clique aqui Grupos.com.br
página do grupo diretório de grupos diretório de pessoas cancelar assinatura

Attachment: evan.gif
Description: GIF image

Reply via email to