Quinta-feira, 4 de julho de 2002
13ª Semana do Tempo Comum, Ano "A, Cor Verde

Leitura:
Am 7, 10-17
Salmo:
18 (19), 8.9.10.11 (R/.10b) 
Evangelho:
Mt 9, 1-8

Santos do dia:
Ulrico, Isabel (rainha de Portugal, sobrinha-neta de Isabel da Hungria), André (de Creta), Oséias, Nanfanião (África do Norte), Laureano (mártir de Berry), Calásio (de Auverge), André, Catarina Jarrige

Oração do dia:
Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade.


Leitura
Am 7, 10-17
VAI PROFETIZAR PARA ISRAEL, MEU POVO

Naqueles dias, 10Amasias, sacerdote de Betel, mandou dizer a Jeroboão, rei de Israel: "Amós conspira contra ti, dentro da própria casa de Israel; o país não consegue evitar que se espalhem todas as suas palavras. 11Ele anda dizendo: 'Jeroboão morrerá pela espada, e Israel será deportado de sua própria pátria, como escravo"'.

12Disse depois Amasias a Amós: "Vidente, sai e procura refúgio em Judá, onde possas ganhar teu pão e exercer a profecia; 13mas em Betel não deverás insistir em profetizar, porque aí fica o santuário do rei e a corte do reino". 14Respondeu Amós a Amasias, dizendo: "Não sou profeta nem sou filho de profeta; sou pastor de gado e cultivo sicômoros. 15O Senhor chamou-me, quando eu tangia o rebanho, e o Senhor me disse: 'Vai profetizar para Israel, meu povo'.

16E agora ouve a Palavra do Senhor. Tu dizes: 'Não profetizes contra Israel e não insinues palavras contra a casa de lsaac'. 17Pois bem, isto diz o Senhor: 'Tua mulher se prostituirá na cidade, teus filhos e filhas morrerão pela espada, tuas terras serão tomadas e loteadas; tu mesmo morrerás em terra poluída, e Israel será levado em cativeiro para longe de seu país"'.

   

Salmo
18 (19), 8.9.10.11 (R/.10b) 
OS JULGAMENTOS DO SENHOR SÃO CORRETOS E 
JUSTOS IGUALMENTE

A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.

Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz.

E puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.

Mais desejáveis do que o ouro são eles, do que o ouro refinado. Suas palavras são mais doces que o mel, que o mel que sai dos favos.


Evangelho
Mt 9, 1-8
CORAGEM, FILHO, OS TEUS PECADOS ESTÃO PERDOADOS

Naquele tempo, 1entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. 2Apresentaram-Ihe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!"

3Então alguns mestres da Lei pensaram: "Esse homem está blasfemando!" 4Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: "Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? 5O que é mais fácil, dizer: 'Os teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'Levanta-te e anda'?

6Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, - disse, então, ao paralítico - "Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa". 7O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa. 8Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.

Comentando o Evangelho(1)
CONFIANÇA ILIMITADA

A grandeza da fé do paralítico, estendido num leito, chamou a atenção de Jesus. O texto diz que o Mestre viu a fé daquele homem. Só é possível ver a lê de alguém, quando manifestada nas suas ações. As providências tomadas pelo paralítico para estar na presença de Jesus devem ter sido formidáveis, pois chamou-lhe a atenção.

Esta confiança ilimitada explica a iniciativa do Mestre:

declarar-lhe, imediatamente, perdoados os pecados e, assim, reconciliá-lo com Deus. Segundo se acreditava na época, as doenças eram conseqüência dos pecados. O perdão era, por conseguinte, o primeiro passo para a cura, por cortar o mal pela raiz. Só, então, teria sentido propiciar ao paralítico a cura física.

A ação taumatúrgica de Jesus recriava o ser humano a partir de seu interior, atingindo os níveis mais profundos, ali onde se processa a comunhão entre a criatura e o Criador. A restauração dos laços rompidos entre ambos permitia ao ser humano refazer-se, até chegar aos níveis exteriores. A cura acontece de dentro para fora. Quando o exterior é curado, é porque o interior já deve ter sido totalmente refeito.

A cura do paralítico foi possível por causa de sua confiança inabalável em Jesus. Esta é a fé que se exige de quem pretende ser curado por ele. Mas, a partir de dentro!

Primeira Leitura(2)
VAI PROFETIZAR PARA ISRAEL, MEU POVO

Amós é o primeiro profeta a anunciar um exílio como castigo a Israel. Suas ameaças não podiam deixar de suscitar suscetibilidades. O sumo sacerdote do santuário real de Betel obtém do rei o afastamento do profeta importuno. Na resposta de Amós está toda a consciência da autenticidade da própria missão. Não se tomou ele profeta por ofício, como era muito comum naquele tempo., mas por vocação. Foi a irrupção de Deus na profundeza de sua consciência que fez do pastor o profeta. Quem não quiser ouvi-lo agora saberá um dia, por experiência própria, que ele era de fato enviado por Deus.

Salmo(3)
IAHWEH, SOL DE JUSTIÇA

Este poema incomum é uma oração para que a lei do Senhor, que contém tanto poder para iluminar e enriquecer a pessoa, não seja negada ao "teu servo", o salmista. O harmonioso funcionamento do universo expressa o amplo escopo e precisão da vitória do Senhor sobre o que outrora era mar incontrolado e escuridão primeva, um caos que tornara impossível a sociedade humana. O quadro é o mesmo no Salmo 104 e em Gn 1

 

(1) Jaldemir Vitório é sacerdote jesuíta, professor das Sagrada Escritura no Centro de Estudos     Superiores, em Belo Horizonte, MG. Este comentário foi extraído do livro O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1998
(2) MISSAL COTIDIANO, pág. 976,
©Paulus, 1997
(3) Trechos do COMENTÁRIO BÍBLICO, pág. 188, ©Edições Loyola, 1999 e BÍBLIA DE JERUSALÉM, ©Paulinas, 1991

Para assinar a lista:............. [EMAIL PROTECTED]
Para enviar:.............................. [EMAIL PROTECTED]
Para sair da lista:.............. [EMAIL PROTECTED]
Nosso site:.............. http://www.geocities.com/listamensageiros/
Sugestões ou dúvidas:..... [EMAIL PROTECTED]

clique aqui Grupos.com.br
página do grupo diretório de grupos diretório de pessoas cancelar assinatura

Attachment: evan.gif
Description: GIF image

Responder a