Segunda-feira, 8 de julho de 2002
14ª Semana do Tempo Comum, Ano "A, Cor Verde
Dia do Panificador

Leitura:
Os 2,16.17b-18.21-22
Salmo:
144(145), 2-3.4-5.6-7.8-9
Evangelho:
Mt 9, 18-26

Santos do dia:
Áquila, Pricila, Adriano III (Itália,papa), Raimundo de Tolosa, Gregório Grassi (bispo e mártir  franciscano da primeira ordem), N.Srª da Graça (padroeira da diocese de Belém), Procópio (mártir,Cesaréia da Palestina), Quiliano (monge irlandês), Bem-Aventurado Eugênio III (papa)

Oração do dia:
O Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria, e dai aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas.

Leitura
Os 2,16.17b-18.21-22
E TU CONHECERÁS O SENHOR

Assim fala o Senhor: 16Eis que eu a vou seduzir, levando-a à solidão, onde lhe falarei ao coração; 17be ela aí responderá ao compromisso, como nos dias de sua juventude, nos dias da sua vinda da terra do Egito.

18Acontecerá nesse dia, diz o Senhor, que ela me chamará 'Meu marido', e não mais chamará 'Meu Baal'. 21Eu te desposarei para sempre; eu te desposarei conforme as sanções da justiça e conforme as práticas da misericórdia. 22Eu te desposarei para manter fidelidade e tu conhecerás o Senhor.

Salmo
144(145), 2-3.4-5.6-7.8-9  (R/.8a)
MISERICÓRDIA E PIEDADE É O SENHOR

Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza.

Uma idade conta à outra vossas obras e publica os vossos feitos poderosos; proclamam todos o esplendor de vossa glória e divulgam vossas obras portentosas!

Narram todos vossas obras poderosas, e de vossa imensidade todos falam. Eles recordam vosso amor tão grandioso e exaltam, ó Senhor, vossa justiça.

Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

Evangelho
Mt 9, 18-26
A TUA FÉ TE SALVOU

18Enqua,nto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: "Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá".

19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra de seu manto. 21Ela pensava consigo: "Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada". 22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: "Coragem, filha! A tua fé te salvou". E a mulher ficou curada a partir daquele instante.

23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, 24e disse: "Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo". E começaram a caçoar dele. 25Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.

Comentando o Evangelho(1)
PALAVRA E AÇÃO

O ministério de Jesus foi todo tecido de palavra e ação. A interrupção de seu ensinamento, por parte de alguma pessoa necessitada de ajuda, parecia-lhe algo normal. Com tranqüilidade, interrompia sua atividade de Mestre, passando ã de taumaturgo. Desta forma, sua missão evangelizadora não se limitava ã transmissão de uma doutrina, por mais sublime que fosse. O conteúdo doutrinal era sempre respaldado pelo serviço misericordioso a todas as pessoas, sem distinção.

No episódio evangélico, a pregação de Jesus foi interrompida por uma pessoa importante, um chefe da sinagoga, que lhe implorava a cura da filhinha. Estando a caminho para atender ã solicitação, aconteceu uma nova interrupção. Desta vez, foi uma mulher, vítima de hemorragia persistente. No primeiro caso, a pregação foi suspensa imediatamente porque Jesus e seus discípulos se encaminharam logo para a casa do chefe. No segundo caso, embora a mulher quisesse manter-se oculta, Jesus deu-lhe atenção, livrando-o da doença incomoda.

O testemunho do Mestre era um ensinamento vivo para os seus discípulos. Também eles, no futuro, deveriam ser capazes anunciar a Boa Nova do Reino com palavras e ações. Os constantes apelos das multidões haveriam de desafiá-los a ser pacientes e misericordiosos. E estas atitudes revelariam ser verdadeira a doutrina que ensinavam.

Primeira Leitura(2)
EU TE DESPOSAREI PARA SEMPRE

Conquanto abandonado e traído por Israel, esposa infiel, Deus não deixou de amá-la e quer a reconciliação. Por isso atrairá ao deserto, lugar ideal onde Israel responderá com total dedicação e fidelidade a Javé, seu salvador e outrora de sua existência. O sinal da conversão será o desaparecimento de todo vestígio do culto a Baal, o "amante" atrás do qual tinha ido o povo, cuidando ilusoriamente que receberá dele prosperidade e benefícios. O novo pacto de amor, a nova aliança será eterna, fundada não nas fragilidade do homem, mas na justiça e benevolência de Deus.

Salmo(3)
LOUVOR AO REI IAHWEH

Conforme já visto nas leituras do domingo passado, este hino é acróstico, isto é, cada versículo começa com uma letra sucessiva do alfabeto hebraico. Como a maioria dos acrósticos, o poema expõe vários temas sem desenvolvê-los muito. Segundo os versículos de 4 a 7, gerações intermináveis dão graças aos Senhor, o auge de sua ação de graças sendo a confissão dos versículos de 8 a 9 (segunda estrofe no salmo responsorial de hoje).

(1) Jaldemir Vitório é sacerdote jesuíta, professor das Sagrada Escritura no Centro de Estudos Superiores, em Belo Horizonte, MG. Este comentário foi extraído do livro O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1998; (2) MISSAL COTIDIANO, pág. 9993, ©Paulus, 1997; (3) Trechos do COMENTÁRIO BÍBLICO, pág. 200, ©Edições Loyola, 1999 e BÍBLIA DE JERUSALÉM, ©Paulinas, 1991.

clique aqui Grupos.com.br