Quarta-feira, 10 de julho de 2002
14ª Semana do Tempo Comum, cor litúrgica verde
Dia Internacional da Pizza

Leitura:
Os 10, 1-3.7-8.12
Salmo:
104(105), 2-3.4-5.6-7 (R/.4b) 
Evangelho:
Mt 10, 1-7

Santos do dia:
Bem-Aventurado Pacífico, Francisco Masabki, Maurício; Januário, Filipe, Alexandre, Vital e Marcial (mártires em Roma); Rufina e Segunda (mártires); Leôncio, Maurício e Daniel (Armênia); Bianor, Silvano e Apolônio (Ásia Menor); Alexandre, Emanuel Ruiz, Félix, Marco Ki-Tien-Siang, Vital e Verônica de Gkuliani (virgem franciscana da segunda ordem)

Oração do dia:
Ó Deus, nosso refúgio nas dificuldades, força no desânimo, consolação nas lágrimas, perdoai o vosso povo, para que, corrigido por um justo castigo, conheça de novo a vossa misericórdia.


Leitura
Os 10, 1-3.7-8.12
SEMEAI JUSTIÇA ENTRE VÓS E COLHEREIS AMOR

1Israel era uma vinha exuberante e dava frutos para seu consumo; na medida de sua produção erguia os numerosos altares; na medida da fertilidade da terra, embelezava seus ídolos.

2Com o coração dividido, deve agora receber castigo; o Senhor mesmo derrubará seus altares, destruirá os seus simulacros. 3Decerto, dirão agora: "Não temos rei; não temos medo do Senhor. Que poderia o rei fazer por nós?" 7Samaria está liquidada, seu rei vai flutuando como palha em cima da água. 8Será desmantelada a idolatria dos lugares altos, pecado de Israel; ali crescerão espinhos e abrolhos sobre seus altares; então se dirá aos montes: "Cobri-nos!" e às colinas: "Caí sobre nós!"

12Semeai justiça entre vós, e colhereis amor; desbravai uma roça nova. E tempo de procurar o Senhor, até que ele venha e derrame a justiça em vós.

   

Salmo
104(105), 2-3.4-5.6-7 (R/.4b) 
BUSCAI CONSTANTEMENTE A FACE DO SENHOR!

Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas! Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus!

Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios!

Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.


Evangelho
Mt 10, 1-7
O REINO DOS CÉUS ESTÁ PRÓXIMO

Naquele tempo, 1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes São os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus.

5Jesus enviou estes doze, com as seguintes recomendações: "Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'"

Comentando o Evangelho(1)
COMPANHEIROS DE MISSÃO

A grandeza da missão a ser realizada exigiu de Jesus contar com a ajuda de companheiros. A escolha dos doze apóstolos simboliza o que haveria de acontecer ao longo dos tempos: muitos seriam chamados para compartilhar a missão de Jesus.

Também o encargo conferido aos apóstolos tem um caráter paradigmático. O Mestre deu-lhes o poder de expulsar os espíritos imundos, curar toda doença e enfermidade, e mandou-os anunciar que "o Reino dos Céus está próximo". Trata-se das duas vertentes da ação de Jesus, que foi Messias por palavras e por obras. Enquanto Messias por palavras, sua pregação esteve toda centrada no tema do Reino: sua origem, as condições para aderir a ele, sua ação na história humana e seu destino último. Enquanto Messias por obras, empenhou-se todo em fazer o bem a quem dele se aproximava com o desejo de ser ajudado. A fé foi sempre um requisito para que as pessoas se beneficiassem dos milagres de Jesus. Jamais usou o poder que o Pai lhe conferira, para fazer algo em benefício próprio. Em tudo visou o bem das pessoas.

Os que são chamados a ser companheiros de Jesus - homens e mulheres - terão de percorrer o mesmo caminho. O sinal mais convincente de adesão sincera será a capacidade de segui-lo até a cruz.

Primeira Leitura(2)
É TEMPO DE PROCURAR O SENHOR

Com a prosperidade material progride a aberração religiosa que o profeta não se cansa de verberar. Na exterioridade e insinceridade do culto, na infidelidade à aliança e na idolatria manifesta-se o "falso coração e Deus tem de intervir com o castigo. Tal é a catástrofe e o desespero dos pecadores, que quererão desaparecer sob o apocalíptico desmoronar dos montes onde se erguiam os lugares sagrados. A gravidade da ameaça quer sobretudo dispor à aceitação do insistente convite à conversão. A água da salvação choverá sobre o terreno preparado: "É tempo de procurar o Senhor".

Salmo(3)
A HISTÓRIA MARAVILHOSA DE ISRAEL

Este é um hino ao Senhor que prometeu a terra de Canaã ao povo, ao Senhor que pode ser procurado em todos os lugares e em todos os tempos, cuja palavra de promessa é eficaz em toda parte. Nos versículos de 1 a 6, Israel, descendente dos patriarcas Abraão e Jacó, é convidado a busca a presença do Senhor. O Senhor sempre foi fiel à promessa de dar a Israel a terra de Canaã.

 

(1) Jaldemir Vitório é sacerdote jesuíta, professor das Sagrada Escritura no Centro de Estudos Superiores, em Belo Horizonte, MG. Este comentário foi extraído do livro O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1998; (2) MISSAL COTIDIANO, pág. 1000, ©Paulus, 1997; (3) Trechos do COMENTÁRIO BÍBLICO ©Edições Loyola, 1999 e BÍBLIA DE JERUSALÉM, ©Paulinas, 1991.

Para assinar a lista:............. [EMAIL PROTECTED]
Para enviar:.............................. [EMAIL PROTECTED]
Para sair da lista:.............. [EMAIL PROTECTED]
Nosso site:.............. http://www.geocities.com/listamensageiros/
Sugestões ou dúvidas:..... [EMAIL PROTECTED]

clique aqui Grupos.com.br
página do grupo diretório de grupos diretório de pessoas cancelar assinatura

Attachment: evan.gif
Description: GIF image

Responder a