Quinta-feira, 11 de julho de 2002
Memória de São Bento, Abade, cor litúrgica branca

Leitura:
Os 11, 1-4.8c-9
Salmo:
79(80), 2ac e 3b.15-16 (R/.4b)
Evangelho:
Mt 10, 7-15

Santos do dia:
Bento, Olga (introduziu o Cristianismo na Ucrânia), Olivério Plunket (Irlanda), Pio I (papa), Sabino (monge em Ligugé), João (bispo em Bérgamo, Itália), Sigisberto (monge irlandês), Abúndio (Córdova).

Oração do dia:
Ó Deus, que fizestes o abade São Bento preclaro mestre na escola do vosso serviço, concedei que, nada preferindo ao vosso amor, corramos de coração dilatado no caminho dos vossos mandamentos.

Leitura
Os 11, 1-4.8c-9
EU SOU DEUS E NÃO HOMEM

1"Quando Israel era criança, eu já o amava, e desde o Egito chamei meu filho. 2Quanto mais eu os chamava tanto mais eles se afastavam de mim; imolavam aos Baals e sacrificavam aos ídolos.

3Ensinei Efraim a dar os primeiros passos, tomei-o em meus braços, mas eles não reconheceram que eu cuidava deles. 4Eu os atraía com laços de humanidade, com laços de amor; era para eles como quem leva uma criança ao colo, e rebaixava-me a dar-lhes de comer. 8cMeu coração comove-se no íntimo e arde de compaixão.

9Não darei largas à minha ira, não voltarei a destruir Efraim, eu sou Deus, e não homem; o santo no meio de vós, e não me servirei do terror".

Salmo
79(80), 2ac e 3b.15-16 (R/.4b)
SOBRE NÓS ILUMINAI A VOSSA FACE
E, ENTÃO, SEREMOS SALVOS, Ó SENHOR

Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós, que sobre os querubins vos assentais, despertai vosso poder, ó nosso Deus, e vinde logo nos trazer a salvação!

Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a, e ao rebento que firmastes!

Evangelho
Mt 10, 7-15
DE GRAÇA RECEBESTES, DE GRAÇA DEVEIS DAR!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7"Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!

9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito a seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida.

12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz. 14Se alguém não os receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. 15Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo.

Comentando o Evangelho(1)
PORTADORES DE PAZ

Os apóstolos foram orientados a saudar seus hospedeiros, dizendo: "A paz esteja nesta casa!" Esta saudação pode ser entendida como mera formalidade, e sinal de boa educação. Sem dúvida, Jesus não estava ensinando aos apóstolos apenas uma regra de boas maneiras.

A palavra hebraica shalom, traduzida como paz, é rica de sentidos. Significa prosperidade, bem estar, saúde, boa convivência com o próximo, respeito pela dignidade alheia, e tantas coisas mais. Tudo isto tem a ver com o Reino de Deus que anunciavam. Portanto, a paz desejada correspondia à salvação messiânica instaurada na história humana pelo ministério de Jesus. Aos apóstolos competia a tarefa de fazê-la chegar a todas as pessoas que encontrassem ao longo de suas andanças missionárias.

Os milagres que os missionários iriam realizar devem ser entendidos no contexto da construção da paz almejada por Jesus. Ao curar os doentes, ressuscitar os mortos, purificar os leprosos e expulsar os demônios, estavam se colocando a serviço da vida, da reconstrução da dignidade humana, da libertação de todas as formas de opressão, da reconciliação das pessoas com Deus. Em suma, entregavam-se, de corpo e alma, à construção da paz. Quem os acolhia, tornava-se beneficiário desta paz messiânica e salvífica que os apóstolos tinham para oferecer.

Primeira Leitura(2)
MEU CORAÇÃO COMOVE-SE NO ÍNTIMO

Em solilóquio de tons apaixonados revela Deus a história do seu amor de pia Desde o dia em que elegeu e chamou seu povo, foi este para ele um filho, cercado de todo o afeto. A libertação do Egito foi o primeiro gesto de amor, quem em seguida se expandiu na ternura e nos mais assíduos cuidados. Infelizmente, Israel a tudo corresponde do moda mais ingrato: "Ele voltará à terra do Egito". Mas o coração do pai não se resigna à perda do filho. Embora desiludido e amargurado, Deus não reage como o homem, que aplaca a própria ira dando curso à justiça. Ele reconduzirá a si o filho perdido.

Salmo(3)
ORAÇÃO PELA RESTAURAÇÃO DE ISRAEL

Neste lamento coletivo, o povo, derrotado na guerra, apela ao Senhor de todos os podres celestes Recitando a história de sua fundação, apelam à honra divina: permitirá Deus que as nações destruam a vinha escolhida que foi retira do Egito e plantada em Canaã?

(1) Jaldemir Vitório é sacerdote jesuíta, professor das Sagrada Escritura no Centro de Estudos Superiores, em Belo Horizonte, MG. Este comentário foi extraído do livro O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1998; (2) MISSAL COTIDIANO, pág. 1004, ©Paulus, 1997; (3) Trechos do COMENTÁRIO BÍBLICO ©Edições Loyola, 1999 e BÍBLIA DE JERUSALÉM, ©Paulinas, 1991.

clique aqui Grupos.com.br